sábado, 24 de julho de 2010

Mano na seleção - repercussão internacional

Como muitos já sabem, o atual técnico do Corinthians Mano Menezes irá assumir o comando da Seleção Brasileira na próxima segunda-feira (depois de treinar o Timão pela última vez, no jogo contra o Guarani, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro), já convocando jogadores para o amistoso contra os Estados Unidos, que será realizado em agosto. A imprensa internacional não perdeu tempo e já analisou esta nova cara no banco da seleção pentacampeã mundial e sede da próxima Copa do Mundo em 2014.

Primeiramente, vê-se o site em espanhol do jornal El Clarin que mostra a trajetória do treinador até a sua nova função, destaca a invasão dos jogadores corintianos durante a coletiva de imprensa e mostra uma fala do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, destacando "a trajetória de equilíbrio dos times que levou, entre os quais citou Grêmio e Corinthians."

Outro jornal conceituado é o espanhol El Mundo, que destaca o fato de Mano ser a segunda opção da CBF, depois da recusa do técnico do Fluminense Muricy Ramalho, e o desafio de edificar uma renovação no time canarinho, citando, como exemplos, Neymar e Paulo Henrique Ganso, jogadores dos Santos preteridos por Dunga. Segundo o jornal, com tradução livre, "o desafio técnico será o de transformar uma equipe de veteranos em uma de outras jovens promessas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. (...) Uma mudança é esperada para deixar os jogadores da equipe nacional que passam 30 anos e quase não contribuiram nada na África do Sul."

Temos também o italiano Corriere Dello Sport, que mostra a aceitação do Corinthians a nomeação de Mano Menezes, inclusive com uma frase proferida pelo presidente do clube Andres Sanchez, que era chefe da delegação da Seleção Brasileira na África do Sul: " (...) eu nunca poderia privar alguém como Mano, que, nos últimos anos, ficou ao meu lado, do seu sonho. É um ser humano, e eu não posso negar o sonho de uma vida profissional. Desejo-lhe a melhor sorte."

Por fim, o jornal espanhol As mostra a notícia da nomeação de Mano e um perfil do treinador mais completo que nos outros jornais. A publicação deixa registrada uma frase importante do comunicado que Ricardo Teixeira deixou à imprensa: "espera que Menezes possa conduzir a uma "renovação imediata" da equipe brasileira; algo que, no seu entendimento, deve ser realizada de forma "gradual". O destaque é o número de comentários feitos a esta notícia, alguns em português e outros em espanhol. Uma das opiniões expressa a admiração pelo técnico Muricy, que teve caráter para continuar o contrato com o Fluminense. Outra discute sobre o fato de se precisar ter um técnico estrangeiro na Seleção

No perfil do treinador, o destaque está em ser "um estudioso do futebol, que saiba explorar o talento de seus jogadores, analisar seus adversários e se adaptar táticas durante as partidas", no perfil arrojado, sem concessão de privilégios aos jogadores, na questão de ter poucas equipes no currículo e ao fato de ser o primeiro treinador brasileiro a abrir uma conta no Twitter, atualizada diariamente. O perfil também já possui dois comentários, um deles "prevendo" um novo Maracanazzo (lembrando a final de 1950, em que o Brasil perdeu para o Uruguai) em 2014.

Para quem quiser ver mais notícias do novo técnico da Seleção Brasileira na imprensa internacional, aqui estão outros jornais on-line: USA TodayThe Times of India, Newser, Fox News, o português Record, o italiano La Gazetta Dello Sport, o chileno Deportivo (nesta matéria, há um comentário de um leitor elogiando a escolha de Mano pela linha dura adotada), entre outros. O jornal espanhol El País, até o fechamento deste post, não tinha notícias do novo técnico do Brasil.

2 comentários:

  1. É Corinthinas no mundo, é Mano no mundo..

    Esse cara como somos RPs sempre prestei atenção no jeito de se portar , o cuidado com a imagem que ele possui, dificilmente se mete em polemicas é educado. Fala bem também e uni o grupo.

    O Mano é um Relações Públicas

    Quando puder visite o blog http://versatilrp.wordpress.om

    ResponderExcluir