quarta-feira, 7 de julho de 2010

Gestão de crises na seleção brasileira (II) - Twitter dos jogadores

Este post é uma continuação do de sábado, ainda repercutindo sobre a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo e sobre o comportamento dos jogadores após a derrota de 2 a 1 para a Holanda.

Mesmo com toda a operação de isolamento imposta pelo então técnico Dunga, houve algumas brechas para que os jogadores postassem suas impressões através do microblog Twitter, logicamente com uma série de assuntos proibidos de se falar ao público do site. Falavam praticamente de suas alegrias ao vencer jogos importantes e a expectativa para as próximas fases da competição.


Após a eliminação na Copa, alguns jogadores, até o fechamento deste post, ainda não voltaram a postar no Twitter, como o goleiro Júlio Cesar e os atacantes Luís Fabiano, Grafitte, Nilmar e Robinho. Outros atletas postaram agradecimentos aos internautas que mandaram posts de incentivo e de tristeza pela derrota sobre a Holanda, como o volante Gilberto Silva.


Os dois jogadores mais polêmicos desta Copa, em se tratando de Twitter, são o volante Felipe Melo e o meio-campista Kaká. O primeiro foi considerado, pra muitos, o "vilão" da eliminação, como já dito aqui no sábado. No Twitter, ele se manifestou no dia 5 de julho, nesta sequência de quatro posts (colocada na ordem do discurso, não na ordem de postagem):

Gente, obrigado pelas mensagens de apoio e carinho. Pessoas desejando força, agradecendo pelo empenho e isso é muito importante nesse momento de superação. Estou muito triste por nossa eliminação.

Vou conversar com todos no momento certo. Me ouçam antes de julgar. Por enquanto quero descansar com a minha família.
É impossível, mas Deus pode!
 
Este "pré-julgamento" citado pelo jogador é devido à falta violenta que cometeu sobre o colega holandês e que causou sua expulsão do jogo. Como se pode ver, Felipe não mostra arrependimento pela entrada cometida e ainda pede que as pessoas o ouçam antes de julgar, sendo que a própria imagem do lance mostra o pisão do brasileiro.

Já Kaká ocasionou uma polêmica no "mundo do Twitter" graças a sua esposa Carol Celico, que relativizou a eliminação do Brasil, apoiando uma mensagem que dizia: "Mãe e filho caem da ambulância, morrem os dois, e tem gente chorando por 22 milionários" (por que não seriam 23) e até fez piada com a célebre música da Branca de Neve: "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou". Vendo as críticas pelas declarações, Celico desabafou no dia 2 de julho, às 4h02 e às 7h18 da manhã:

4h02: Acho mto importante vermos o que as pessoas estao pensando!! Abra sua cabeca e seu coracao! Com certeza e melhor encarar td c bom humor!
7h18: Perdao se ofendi alguem! Nao fiz para escandalizar. Torci, sofri junto, acreditei ate o final! Agora continuamos vivendo! Bjos no coracao!

Quem quiser ver mais detalhes sobre esta confusão no Twitter, é só clicar aqui ou aqui também! É necessário, portanto, tomar cuidado quando se posta algo no Twitter ou quando se faz alguma coisa na frente de um grande público: as consequências podem ser desastrosas!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Por conta do feriado de 09 de julho, o blog voltará às suas atividades na segunda-feira, dia 12 de julho!

Um comentário:

  1. Show este teu trabalho de pesquisa. Parabéns. E estes twitters dos jogadores, será que eles escrevem ou é assessoria?

    Mateus

    ResponderExcluir