quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mano fala aos manos - Media training e relacionamento com o torcedor

Relacionar-se bem com as pessoas de maior ou menor contato é imprescindível para qualquer pessoa que queira ascender na vida. Ainda mais se for uma pessoa pública, com todos os cuidados que se devem ter em relação a cada indivíduo e às poderosas mídias, como jornais, revistas, rádios, redes de televisão e a Internet, com sua transmissão de dados instantânea e com o fortalecimento das mídias e redes sociais. Qualquer atitude, qualquer palavra dita de maneira ou na hora errada pode causar danos quase que irreversíveis, ainda mais com a grande repercussão que a mídia proporciona aos deslizes de jogadores, artistas, políticos e outros homens públicos.

Para que isto seja evitado ao máximo possível, existe um treinamento chamado media training que, segundo Rabaça e Barbosa (2002, p. 478), citados no artigo O Papel da Media Training dentro de uma empresa, de Gabriela Ferraz, consiste num "programa de treinamento voltado principalmente para diretores e porta-vozes de empresas e instituições diversas, com o objetivo de prepará-los para o relacionamento adequado com a imprensa.". Este treinamento é muito utilizado, não só por empresas, mas também por celebridades e políticos, como o candidato a vice-presidência da República Índio da Costa.

Em todos os casos, é preciso entender que a imprensa, na maioria das vezes, é uma ponte entre a instituição/organização/empresa/pessoa e a comunidade e que, se algum jornalista for agredido ou insultado, a imagem da entidade ou indivíduo poderá sofrer muitos danos e, consequentemente, precisará tomar atitudes a curto prazo para tentar consertar o inconveniente, como o caso que será descrito logo abaixo.

A seleção brasileira de futebol está, como quase todos sabem, de treinador novo: o gaúcho Mano Menezes (a repercussão de sua chegada no âmbito internacional está aqui). Também é sabido por grande parte da população que o antecessor de Mano, o também gaúcho Dunga, teve alguns problemas com a imprensa, principalmente com a Rede Globo (como se pode ver aqui e aqui), sendo elogiado por uns e criticado por outros. A Copa do Mundo passou, o Brasil foi eliminado e Dunga foi demitido do cargo de treinador, assumindo Mano Menezes.

O ex-técnico do Corinthians assumiu a Seleção e conseguiu, já no seu primeiro jogo amistoso contra os Estados Unidos, uma vítoria convincente de 2 a 0, convocando os jogadores desprezados por Dunga e ovacionados pelo povo, como o meio-campista Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar.

Na última terça-feira, dia 17 de agosto, segundo informações do portal Comunique-se, num evento realizado por Galvão Bueno (mostrando a volta das boas relações entre Seleção Brasileira e Rede Globo), Mano criticou seu antecessor, por não estar preparado para assumir este cargo tão importante para o Brasil, e disse que recebeu dicas para tratar os jornalistas com coerência, citando o media training oferecido pela empresa Nike, que o patrocina, e ainda recomendando ao ex-técnico da seleção que fizesse o mesmo.

De fato, Mano sabe se relacionar com as pessoas, desde a época de Corinthians. Não é a toa que ele possui mais de 1 milhão e meio de seguidores em seu Twitter, sendo muito influente nesta mídia social. Até mesmo quando teve sua conta invadida na madrugada de segunda-feira (dia 16/08) por hackers que postaram uma foto do treinador com o palhaço Bozo, Mano conseguiu tirar desta situação indesejada uma brincadeira, como visto aqui. Será que esta lua-de-mel com a imprensa e com a torcida durará até a Copa de 2014, no Brasil? É esperar.

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