quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pegue seu banquinho e entre de mansinho - Raul Gil e as mídias sociais (2ª Parte - Blog)

* A primeira parte deste post foi divulgada na segunda-feira (02/08) falando sobre a repercussão do Raul Gil e de seu programa no Twitter. Você pode vê-la clicando aqui.

Com a recente mudança de emissora do apresentador Raul Gil, da Band para o SBT, foi necessário um novo site para o programa. O layout em si é simples e prático, agrupando vários conteúdos, como a história do programa e do apresentador, a descrição de cada um dos quadros, espaço para inscrições (atualmente, para Calouros Adultos e para crianças), notícias, galeria de fotos e vídeos do programa, além de links para o Twitter do programa e para o blog, objeto principal de análise deste post. O link para o blog é interessante, pois o chamativo deste é: Solte o verbo no blog do programa! Como será visto, isto é seguido quase que à risca.

O blog possui apenas uma postagem, feita no dia 27 de julho de 2010, falando sobre a estreia do site e prometendo um acompanhamento das gravações dos programas pelo blog, o que ainda não ocorreu efetivamente. No entanto, a repercussão do diário eletrônico é grande: até a manhã de quarta-feira, havia 1200 comentários e os assuntos mais tratados nestes são (números aproximados):

Calouros cantando em Inglês - 43 comentários acerca do fato de quase todos os calouros cantarem músicas internacionais, dando menos prioridade às canções nacionais.

Críticas do Blog - 4 comentários reclamaram das poucas postagens do blog e exigiram uma atualização dos conteúdos.

Diversos - 130 comentários diversos, entre pedidos de atrações musicais e comentários diversos sobre outros temas. O destaque está num comentário criticando o Raul Gil quando ele compara a audiência de seu programa ao da Rede Globo. O autor até muda de cana quando esta conversa começa.

Elogios - 247 comentários elogiando os calouros (em especial, Higor Rocha e Renato Viana), os jurados, a volta de Raul ao SBT depois de quase 20 anos e o tratamento que o apresentador faz às coisas de Deus.

Homenagem ao Artista - 122 comentários sugerindo artistas para serem homenageados no programa. Entre vários citados, se destacam as cantoras Wanessa, Cristina Mel e Fernanda Brum e o cantor Mattos Nascimento (há a predominância de cantores gospel nos pedidos).

Jurados - 124 comentários criticando a nova formação do júri do programa. Destaques feitos ao movimento que deseja a volta de José Messias e Marly Marley ao corpo e as críticas mais pesadas ao instrumentista Caio Mesquita, por sua arrogância e falta de critérios.

Pedidos para Cantar - 29 pedidos para se apresentar no Programa, seja como calouros, seja como atrações (bandas profissionais).

Sonhos de Fãs - 29 comentários de fãs querendo conhecer seus ídolos, com destaque para o cantor Luan Santana, com um "movimento" para que uma fã conheça o fenômeno sertanejo.

Sugestões de Músicas - 28 comentários com sugestões de músicas para que os calouros cantem.

Igreja - Talvez neste ponto esteja o grande erro de um programa comprometido com os seus telespectadores. Só neste item foram feitos 426 comentários acerca de uma declaração infeliz de Raul Gil a uma caloura. Perguntada sobre a sua religião, Amanda Neves declarou que é católica e, a partir daí, Raul começou a fazer brincadeiras com o sacerdócio e com a Eucaristia, causando revolta neste segmento cristão e gerando grandes discussões no blog e em comunidades católicas no Orkut. O vídeo deste momento pode ser visto aqui.

Tirando um pouco o quesito religioso, quando se há uma "crise" como esta, é necessário vir a público e se desculpar com aqueles que foram ofendidos, como o também apresentador Faustão fez uma semana depois de chamar um funcionário de "imbecil" no ar em seu programa. Mesmo com toda esta repercussão, o apresentador ainda não se retratou, nem se justificou sobre o fato em qualquer mídia.

Raul Gil talvez não se lembre que a população católica é ainda a predominante no Brasil e que isto pode ocasionar uma queda na audiência ou, pelo menos, na credibilidade do apresentador. Seria a hora de se utilizar das mídias tradicionais e digitais para se retratar e pedir desculpas a quem se ofendeu para, assim, tentar reconstruir a sua imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário