sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Errar uma vez é humano, já duas... - Erros e repercussão social

Todos os seres humanos são passíveis de errar, ao menos uma vez na vida, por conta de vários aspectos que diferem conforme o ambiente ou o contexto do momento do deslize. Muitos erros são "comuns" quando se tem uma apresentação em público, como gaguejar, se perder na linha de raciocínio apresentada, esquecer algum nome ou informação importante para o bom andamento do evento. Quando se comete qualquer um destes citados (ou outros que, porventura, foram esquecidos), qual seria a atitude primordial da pessoa atingida por este erro? Pedir desculpas e se aperfeiçoar para não ocasionar, mais uma vez, a mesma situação constrangedora.

Isto não deve ter sido feito pela cantora Vanusa. A intérprete fez grande sucesso na década de 1970, gravou 23 CD's e vendeu quase um milhão de cópias, além de representar o Brasil em vários festivais internacionais e ganhar mais de 200 prêmios. Porém, atualmente, Vanusa é mais conhecida por seus deslizes no presente do que pelo sucesso atingido no passado.

No ano de 2009, a cantora estava numa solenidade da Assembleia Legislativa de São Paulo e foi convidada a cantar o Hino Nacional Brasileiro. Aparentemente alcoolizada, ela se confundiu na execução do hino e errou partes da letra e da melodia, causando incômodo aos presentes. O vídeo foi postado no Youtube, cinco meses depois, por várias pessoas, sendo um grande campeão de audiência no site de compartilhamento de vídeos. Após o vazamento das imagens, a cantora alegou estar com problemas de labirintite, aliados a problemas pessoais, e decidiu procurar um advogado para tirar expressões que atribuiram a ela o estado de embriaguez (como pode ser visto aqui e aqui também) dos vídeos postados na Internet.

Quase um ano depois deste incidente, a cantora volta a ser notícia por conta de erros na execução de músicas, desta vez em Manaus/AM, durante um programa da TV Cultura local em homenagem ao dia dos pais no dia 06 de agosto. Vanusa esqueceu a letra da música "Sonhos de um Palhaço", grande clássico de seu repertório e, ao tentar consertar, acabou cantando um pedaço da música "Como vai você" (as duas canções foram compostas pelo saudoso Antonio Marcos). Mais uma vez, o vídeo foi parar no Youtube e se tornou um grande viral negativo para a imagem da cantora. Segundo o portal da revista Época, o motivo para esta nova gafe foi semelhante a da primeira: uso contínuo de medicamentos e depressão, que já se alastra há um ano.

No microblog Twitter, depois deste fato, o nome da cantora Vanusa foi parar rapidamente nos Trendings Topics mundiais, com a expressão "Vanusa ataca novamente" e com uma ideia mirabolante criada pelos internautas: o pedido para que a cantora interprete a canção "Faroeste Caboclo", do Legião Urbana, uma das músicas mais longas do cancioneiro popular brasileiro. Este pedido, inclusive, tem o apoio de vários humoristas como Monica Iozzi, integrante do Custe o Que Custar (Band) e do global Bruno Mazzeo. Esta ideia surgiu, segundo o jornal O Dia, por um vídeo de um internauta que remixou o vídeo da cantora com a música de Renato Russo.

Pode-se dizer que Vanusa é um exemplo a não ser seguido em relação à conservação de sua imagem, principalmente entre as pessoas mais novas que não puderam presenciar seus momentos de sucesso. Ela necessitaria de um profissional de Relações Públicas para poder ajudá-la a resolver estes problemas de imagem e a não cometer mais estes deslizes em público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário