sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ai não, é pra falar em público?

Por Suelen Nina Kanashiro*

Você, profissional de Relações Públicas, que consegue trabalhar e lidar com diversos aspectos da profissão sendo identificador, conector, estrategista, mediador, agregador e pacificador; já se viu deparado com a seguinte situação: 

- “Você poderia fazer uma apresentação em público, por favor?
- Ai não, é pra falar em público?” 


Se sim, saiba que você não é o único! E ainda, se depois de deparado com tal proposta, você já pensou:

- “Vou ficar nervoso, começar a gaguejar e infartar!” 

Saiba que você continua não sendo o único!

Os comunicadores têm perfis muito diferentes, e ao contrário do que a maioria imagina, não são todos que possuem desenvoltura nata para se expor a esses tipos de situação.

Porém, apesar de parecer difícil, não é! Falar em público é um exercício que quanto mais você praticar, mais aperfeiçoado se tornará.

As primeiras apresentações que fizer sempre serão complicadas. Muitas ou poucas pessoas te olhando e criando uma expectativa em cima do que você lhes fornecerá de informação. Mas acredite, isso é normal! E com o tempo, só melhorará! E a melhora será alcançada através da prática e da observação.

Em relação a isso, aí vão algumas dicas:

1. Tenha domínio do que vai falar. Estude, revise, memorize.

2. Na hora do nervoso, não confie totalmente na sua memória. Leve sempre um roteiro junto com você.

3. Utilize linguagem correta sempre.

4. Saiba quem é seu público, para que sua fala se encaixe a ele.

5. Utilize slides e vídeos. Esses recursos prendem a atenção do público, facilitando a sua vida de apresentador.

6. Utilize o humor. Além de reter a atenção, tornará a apresentação mais leve. Porém, um alerta! Não force esse humor para não perder a credibilidade.

7. Goste do que você vai apresentar. Se você próprio não gostar, como o público será conquistado?

E a última dica, que acredito ser a primordial, é: seja natural! Apesar de haver aspectos técnicos que podem ser estudados e seguidos, cada um tem uma maneira de expor ideias e fazer apresentações em público. Jamais tente ser igual ao outro, seja você mesmo! Pois sendo espontâneo, conquistará um espaço só seu e que ninguém tirará!

Referências:



*Suelen Nina Kanashiro é aluna do 3º ano de Relações Públicas da Unesp Bauru. Foi apresentadora do projeto “McOferta do dia: Potencial humano e o poder da marca”, que conquistou o 3º lugar no Prêmio Universitário Aberje 2012 e do paper “RPjr – Empresa Júnior de Relações Públicas" no XIX Prêmio Expocom 2012 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Foi intercambista bolsista do IFIE – Ishikawa Foundation for Internacional Exchange /Japão. 
Foi Diretora de Relações Comerciais da RPjr – Empresa Júnior de Relações Públicas da Unesp Bauru, Bolsista do Projeto de Extensão Unati - Universidade Aberta a Terceira Idade, e membro da comissão organizadora do II Desafio Hora Extra – Transforme seu tempo em desafio.


E você, quer escrever também um post para o RPitacos? Faça como a Suelen: se você tem um texto interessante, uma reflexão, provocação ou análise de algo pertinente à comunicação, é só mandar para o e-mail do blog.
É importante ressaltar que os textos passarão por uma avaliação dos membros do blog, antes de serem ou não aprovados, e serão publicados de acordo com a periodicidade do RPitacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário