segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

#02dez é todo dia! - Dia Nacional das Relações Públicas

Por Maíra Masiero

Hoje é um dia especial. Além de esta ser a postagem de número 300 do RPitacos, ontem foi comemorado o Dia Nacional das Relações Públicas, em homenagem ao primeiro profissional e patrono desta área no Brasil, o engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, que nasceu no dia 2 de dezembro de 1876 e implantou o primeiro departamento de Relações Públicas no Brasil em 1914.

Segundo o site do CONFERP (Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas), a Lei que instituiu esta data específica para a profissão data de 14 de junho de 1984, em meio a um período de transição entre o regime militar e a redemocratização brasileira.

Mas por que foi dito, no começo, que "hoje é um dia especial", sendo que a comemoração foi ontem, dia 02 de dezembro? Pois bem, assim como é falado em várias datas importantes (e considerado, por muitos, como um clichê), pode-se dizer que o dia das Relações Públicas é todo dia! E isso sem supervalorizar a profissão, nem menosprezá-la, mas sim colocá-la na sua devida importância e valorizar as funções e o trabalho realizado.

Aliás, neste ano de 2012, o Dia das Relações Públicas foi comemorado num domingo, e isso foi um desafio, pelo menos no campo de divulgação. Por que? Segundo dados da Scup, o primeiro dia da semana possui um dos mais baixos índices de porcentagens de postagens e comentários na rede social Facebook e é um dia em que, geralmente, muitas pessoas deixam de acessar as redes por um tempo maior.

Porém, o relações-públicas possui esta capacidade de gerenciar informações e de propagar ideias com um olhar diferenciado e apto e envolver, mesmo num dia, teoricamente, "difícil" de se comunicar algo pelas mídias sociais.

Por isso, esse profissional merece comemorar muito nesse dia - ou melhor, nessa semana - e refletir sobre em que pontos precisa melhorar sua atuação e sua vivência na área comunicacional, descondicionando o olhar unidirecional e voltando-se para as mais diversas subáreas da Comunicação e para as outras áreas do Conhecimento que se relacionam com a profissão, a fim de tornar o profissional mais completo.

PARABÉNS a nós, relações-públicas! Esta é a homenagem (e o incentivo) do blog RPitacos, desde junho de 2010 RPensando o mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário