segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Comunicando o novo ano que já vai chegar...

Por Maíra Masiero

Neste último post de 2012, o RPitacos quer, de forma especial, agradecer a todas as pessoas que visitaram este blog, comentaram as matérias e repercutiram os conteúdos postados por aqui. Como em todo post institucional que é publicado aqui, nada melhor do que relembrar a história do RPitacos e de como ele RePensa o mundo há mais de um ano e meio.

O blog RPitacos surgiu em 04 de junho de 2010 - portanto, há mais de dois anos e meio atrás -, como um singelo projeto de exercício de leitura, de escrita e, principalmente, do descondicionamento do olhar em relação a cada acontecimento ou contexto existente no mundo. Mas o trabalho foi muito mais além do planejado: elogios e críticas começaram a surgir, assim como muitos amigos contribuíram para que o RPitacos crescesse a cada novo post.

Em 2012, houve uma ação toda especial: no mês de abril, foi aberto um processo seletivo para a escolha de mais um colaborador para esse blog, com regras específicas e uma Comissão Julgadora de peso para avaliar os textos e os currículos dos candidatos. No dia 04 de junho, aniversário de dois anos do RPitacos, foi divulgado o resultado que trouxe os textos e as reflexões de Manoel Marcondes Neto para uma colaboração fixa no blog. Assim, agradeço a todos os participantes do processo (jurados e concorrentes), pela confiança no trabalho do blog.

Em relação a parcerias, o RPitacos foi um dos apoiadores do II Desafio Hora Extra, um evento promovido pela RPjr - Empresa Júnior de Relações Públicas, da Unesp de Bauru, que teve o objetivo de proporcionar aos participantes um contato com a vida profissional por meio de situações reais, a fim de desafiá-los e prepará-los para o mercado de trabalho. A equipe vencedora do Cruzeiro para Santos, Ilha Grande e Ilha Bela foi a Equipe COC, o 2º lugar (e os aparelhos Ipod Shuffle) ficaram para a Equipe Reluz e a visita à agência Burson-Marsteller, prêmio do 3º lugar, ficou com a equipe IE Intercâmbios.

Por fim, na última semana de 2012, pelo terceiro ano consecutivo, uma lista promovida pelo Portal RP-Bahia mostra o RPitacos como um dos 36 blogs de estudantes e profissionais de Relações Públicas que merecem ser seguidos no ano de 2013. Mais uma vez, é a confiança dos profissionais e estudantes da área neste blog, que possui a função de dar seus pitacos nos assuntos do dia-a-dia, sob o olhar da Comunicação.

Enfim, nos últimos momentos de 2012, só se pode desejar que 2013 seja um ano maravilhoso, com muitas alegrias e realizações e que possamos RePensar o mundo sempre juntos, pois essa é e será a essência deste blog. Mais uma vez, como em todas as postagens divulgadas aqui, o desejo é que a comunicação possa ser vista, cada dia mais, não como um acessório frágil e reciclável, mas sim como uma ferramenta importantíssima para as organizações e para os seres humanos de maneira geral, em todos os retalhos que formam o tecido da vida. Muitas novidades virão, mas com os pitacos de sempre!

Para encerrar esta postagem especial, muitos já declamaram (ou ouviram) falar do poema "Receita de Ano-Novo", de Carlos Drummond de Andrade, que realmente representa as intenções positivas para esse momento de mudança de ano. Muitos comerciais também utilizaram trechos deste texto para ilustrar seus votos para o Ano Novo e, desta vez, o banco Bradesco foi um dos utilizaram a poesia para esse intuito. Além dos versos finais de Receita (mostrados no vídeo a seguir), poemas de Fernando Sabino e Mário Quintana também serviram de inspiração para os autores das peças publicitárias.

Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário