quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Adeus Ano Velho, Feliz... o que mesmo?

Por Maíra Masiero

Mais um ano que começa e, com ele, acontece a formulação de novos sonhos e planos para os 365 dias de um novo ciclo. Fazer listas com propósitos é costume entre o final de um ano e o começo de outro, mas, em relação a cumprir as promessas (ou, ao menos, lembrá-las), já é algo menos comum.



Como foi dito no vídeo anterior, muitas pessoas não conseguem cumprir as promessas feitas na passagem de ano porque não possuem uma cobrança em relação aos novos planos e acabam desistindo das ideias. O esquecimento pode acontecer também, devido à correria, à falta de organização e, numa justificativa mais recente, da capacidade do cérebro em se adaptar facilmente às circunstâncias.

Essa última hipótese é mostrada numa análise de pesquisadores do Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, que identificaram algumas formas que fazem o cérebro assimilar informações às metas já estabelecidas anteriormente – o que obriga as pessoas a refazerem e planejarem novamente suas metas. Com isso, segundo esse estudo, para cumprir as promessas de Ano Novo, o cérebro não pode identificar novos objetivos.

Aproveitando-se desta época do ano (e dessa facilidade das pessoas em esquecerem as suas resoluções de Ano Novo), a empresa Google lançou, em 2012, um mapa na qual as pessoas podem colocar seus planos e projetos para o ano que se inicia, e esses ficam armazenados e disponíveis publicamente a todos que acessarem a plataforma. As postagens em outras idiomas são automaticamente traduzidas e as mensagens podem ser divididas em várias categorias: Amor, Saúde, Carreira, Finanças, Família, Formação, Fazer o Bem e Outras.


Com a ajuda da tecnologia, de uma boa comunicação, ou ainda com o conhecimento científico sobre o cérebro humano, o fato é que memória, organização e planejamento são necessários para que os propósitos para 2013 não fiquem esquecidos já nos primeiros meses do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário