quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

As duas faces da moeda - Propaganda mais online e vivência mais offline

Por Maíra Masiero

Corre o período de férias, e muitos aproveitam para permanecer horas e horas em frente aos computadores e dispositivos móveis, atualizando seus contatos nas redes sociais, assistindo a vídeos, ouvindo músicas ou simplesmente passando o tempo na rede mundial de computadores. E não é pouco tempo.

Para se ter uma ideia, já em 2009, segundo dados do Ibope Nielsen Online, divulgados pelo portal G1, o tempo médio de navegação por usuário, no trabalho e em domicílio, foi de 48 horas e 26 minutos, em julho de 2009, sendo, assim, o país líder em tempo de navegação virtual. Considerando também o uso de diversos aplicativos, o tempo chega a 71 horas e 30 minutos. Isso equivale a quase 3 dias inteiros conectados a cada 30 (ou 31) dias de um mês.

Em outro link, de setembro de 2012, pode-se ver que o brasileiro consumia, em média, 8 horas por mês somente na rede social Facebook, que possui, até aquele momento, 54 milhões de brasileiros registrados. Desses, 20 milhões acessam  a rede por meio de um smartphone e 15% dizem usar um tablet para conectar-se à rede social, juntamente com o computador.

O fato é que, analisando esses dados, vê-se a crescente (e inevitável) força da comunicação online no Brasil e, para os profissionais em comunicação, investir em ações digitais, para a promoção de marcas e fidelização dos clientes, se tornou uma necessidade que, às vezes, não é valorizada como deveria. Por isso, este post tem duas vertentes: ao mesmo tempo que mostra a valorização dessa face da comunicação, também quer demonstrar que a vivência offline é importante para a comunicação interpessoal.

Com relação ao (ainda) tímido investimento das empresas em comunicação digital, houve, no ano de 2012, uma campanha viral que ativou a discussão sobre o desprezo da propaganda online. Uma "nova" agência chamada Komodo publicou anúncios em jornais e revistas especializadas defendendo a face 100% offline, com vários argumentos, como “Rede Social, viral, aplicativo e todas essas geringonças modernosas têm muita tecnologia, mas nenhuma eficácia”.

Estes anúncios ainda traziam um número de telefone para contato e a foto do CEO da agência. Porém, foi descoberto que era uma campanha viral da IAB Brasil, especializada em desenvolver o mercado de mídia interativa no Brasil. A seguir, o vídeo que esclarece a ação.



Em declaração ao portal Meio & Mensagem, o diretor executivo do IAB, Ari Meneghini explica os motivos para se fazer esta campanha:

“Como temos uma verba pequena, precisávamos de algo impactante. A campanha é bem caricata. Não era para enganar o mercado, mas para gerar buzz por alguns dias. [...] Há ali frases que de fato já ouvimos de agências e clientes."

Direcionando o foco para além de analisar a campanha viral, é necessário ressaltar a importância dada pela publicidade ao campo online, a ponto de uma agência digital criar outra totalmente offline para verificar a reação dos clientes e das outras agências. Até porque, como visto anteriormente, o período de tempo em que as pessoas ficam na Internet aumenta a cada ano e isso pode favorecer as ações digitais das agências, ao mesmo tempo em que desfavorece a vivência interpessoal entre os  indivíduos.

Um exemplo de incentivo à vivência offline está na Holanda: no começo de 2013, a marca de chocolates Kit Kat espalhou na cidade de Amsterdam, pontos de Não Wi-Fi, em que as pessoas se sentariam para conversar de modo intimista, direto, sem a interferência de aparelhos móveis. Nesses lugares, o acesso ao sistema Wi-Fi é bloqueado nos aparelhos, justamente para propiciar um diálogo mais real e próximo com as pessoas, ou também para conduzir à leitura de um livro ou de um jornal.

Outra campanha interessante para promover a comunicação fora do ambiente digital foi feita em 2011, pelo site de marketing de experiência O Melhor da Vida. Intitulada "Um dia sem internet", o objetivo da ação é valorizar a qualidade de vida e alertar sobre o estresse da população. No dia 23 de outubro de 2011, as pessoas ficariam um dia inteiro sem acessar a Internet, compartilhando momentos com amigos e familiares.

O vídeo tailandês que inspirou esta proposta brasileira e que mostra o que as pessoas perdem ao ficarem muito tempo conectadas ao computador encerra este post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário