quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo! - Relações Públicas, futebol e protocolo

Por Maíra Masiero

Em 2013, as competições esportivas serão, mais uma vez, destaques em todo o mundo. E o futebol não é diferente: em preparação à Copa do Mundo no Brasil, que será disputada ano que vem, a Copa das Confederações no mês de junho já apresentará uma prévia do que o público pode esperar da maior competição futebolística de seleções. E não só em relação aos jogos, mas também quanto à organização de um evento mundialmente visto e que mobiliza milhões de pessoas ao redor do mundo.

Todo grandioso evento ou ato público, como esse, necessita de um cerimonial e de um protocolo rígidos e específicos, a fim de auxiliar na sua organização e consolidação. Embora tenham conceitos diferentes, cerimonial e protocolo, quando bem aplicados por profissionais capacitados (como os relações-públicas), se complementam para o bom andamento de um evento. Nesse post, será utilizada a definição dada no Guia de Eventos - Cerimonial e Protocolo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins ([2009?], p. 11, grifos dos autores):


"O cerimonial é um conjunto de formalidades específicas de um ato/evento público, dispostas numa ordem seqüencial, que envolve a ordem de precedência (protocolo) a ser observada, a utilização de indumentária própria e de elementos simbólicos, bem como o cumprimento de um ritual
O Protocolo é parte importante do cerimonial e constitui-se do conjunto de normas para conduzir atos oficiais sob as regras da diplomacia, tais como a ordem geral de precedência. Em alguns eventos, principalmente aqueles nos quais estão presentes várias autoridades municipais, estaduais etc. com mesa solene, o protocolo soluciona as dúvidas de quem deverá ser chamado primeiro, quem deverá ficar ao lado de quem ou quando irá pronunciar-se. 
Desta forma, o cerimonial e o protocolo tornam-se imprescindíveis no contexto de qualquer empresa, organização e/ou instituição, levando-se em conta a relação destas com seus públicos. É um instrumento de comunicação que busca valorizar ações e gestos, boas relações, enfim, valorizar o elemento humano. Seu objetivo básico é tornar mais fácil o cumprimento das regras simples de convívio social entre os diversos públicos de interesse da organização."


O futebol também possui um protocolo estabelecido, principalmente na escolha dos árbitros, nas premiações e nos jogos oficiais. É comum, em torneios maiores e de renome internacional (Copa do Mundo, Copa das Confederações, Taça Libertadores da América, dentre outros), que se fale à respeito do cumprimento do protocolo - seja no início da partida ou ao final de uma competição.



A Federação Internacional de Futebol (Fédération Internationale de Football association - FIFA) possui, dentre suas Comissões Permanentes, uma voltada diretamente para as questões de protocolo. Segundo a legislação daquela entidade, no artigo 38, a Comissão de Protocolo possui características específicas:

"A Comissão de Protocolo consistirá de um presidente, um vice-presidente e do número de membros que for necessário. 
São obrigações da comissão: 
- Lidar com todos os assuntos envolvendo protocolo durante as competições da FIFA, convenções ou outros eventos nos quais a FIFA estiver envolvida; 
- Redigir propostas relevantes para o Comitê Executivo."

É interessante observar que, muitas vezes, um time demora demais para entrar em campo (no começo da partida ou após o intervalo do jogo), causando, assim, a quebra de um protocolo, que precisa ser resolvida o mais rápido possível pela Comissão. Para isso, o profissional de Relações Públicas deve agir (e/ou coordenar a ação de outros) com precisão e conhecimento das regras e procedimentos do jogo. Agora, basta esperar para conferir, em 2014, se o protocolo da FIFA para a próxima Copa do Mundo no Brasil será seguido à risca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário