sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dia do Blog - Instrumento de comunicação, reclamação e ativação de marcas

Por Maíra Masiero

Muitas pessoas gostariam de se expressar sobre o mundo (seja o universo em si, seja o seu mundo particular - de seu cotidiano, de suas ideias). Ao longo do século XXI, os diários manuscritos serviam de "laboratório" para textos mais elaborados, ou simplesmente de "ombro amigo" para aqueles que queriam desabafar sobre a vida pessoal, escolar, amorosa, entre outras situações típicas do dia-a-dia.

Os tempos foram avançando, e os diários físicos se tornaram eletrônicos e, se antes eram privados em algumas situações, hoje estão disponíveis para toda a rede mundial de computadores. Enquanto os diários físicos só eram comentados por amigos próximos, hoje qualquer pessoa pode comentar o assunto escrito, repassar para outras pessoas e disseminar a informção ao mundo. São os diários eletrônicos, os weblogs ou simplesmente blogs.


E o último dia do mês de agosto é marcado por uma data importante para o mundo da Internet: o Dia do Blog. Segundo a Wikipédia, este dia foi idealizado porque a data 31/08 possui semelhanças, em relação à forma dos números, com a palavra "blog".

O fato é que o blog deixou, já há algum tempo, de ser somente um espaço para confidências pessoais e se tornou uma valiosa ferramenta de comunicação para instituições, organizações, eventos e pessoas públicas; de disseminação de opiniões e informações relevantes ao público e de divulgação de produtos e serviços.

Neste dia tão especial, o RPitacos mostra alguns exemplos (entre artigos e cases) de como o blog ainda é importante no cenário midiático e de como a plataforma contribui para uma maior eficácia na comunicação organizacional e entre clientes e empresas.

Um exemplo de como o blog pode ajudar num momento arriscado de uma empresa ocorreu com a Petrobrás, como mostra o artigo O blog como ferramenta estratégica para a comunicação organizacional num momento de crise: um ensaio sobre o Blog da Petrobras, de Juliana Escobar (2009). Num dos momentos do texto, a autora cita o objetivo da criação do blog pela empresa: esclarecer a imprensa e o público em geral sobre a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, no ano da pesquisa, para investigar atos da organização.

O que era para ser apenas um canal de comunicação "emergencial", apenas como disseminador de notas oficiais e de respostas à imprensa para gerir uma crise, obteve uma evolução considerável, trazendo artigos, pesquisas, notícias, promoções, vídeos de campanhas, além de ainda perguntar e responder à imprensa. E ainda trouxe uma premiação para a marca.

O blog Fatos & Dados conquistou, em 2010, o prêmio Gold Quill Awards da IABC (International Association of Business Communicators), referência na área de comunicação empresarial, na categoria “Excellence”, a maior concedida na premiação. O blog concorreu na divisão Communication Management, categoria Social Media. Eis um exemplo bem sucedido de como utilizar um blog para se comunicar com os públicos desejados.

Para que esse e tantos blogs tenham o sucesso desejado, é necessário seguir algumas regras que não chegam a ser rígidas, porém são essenciais para que a informação/serviço/divulgação sejam feitas de maneira adequada. Dentre tantos artigos que mostram dicas aos blogueiros corporativos, foi separado para esse post o artigo de Gabriela da Silva Zago, chamado Os blogs corporativos e a comunicação empresarial na Internet (2007, p. 9):

"(...) há algumas características que devem ser comuns aos diferentes blogs corporativos (sob pena de a comunicação da empresa não ser eficaz). Essas características são: a velocidade (ou atualização freqüente), a informalidade (linguagem leve, mas gramaticalmente correta), a autenticidade (as informações prestadas devem ser verdadeiras de modo a transmitir credibilidade) e a interatividade (os blogs que aceitam comentários permitem que o leitor interaja com o blog através de feedback ou perguntas)."

Com estas dicas e o vídeo a seguir, mostrando como utilizar blogs corporativos, a equipe do RPitacos parabeniza a todos os blogueiros por seu dia e os incentiva a sempre estudar e evoluir nos textos e na criatividade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário