terça-feira, 6 de setembro de 2011

Valorização de datas especiais - Aprendendo com um Caldeirão de criatividade

Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa, Dia dos Pais, das Mães, das Crianças, dos Avôs, aniversários natalícios de funcionários, de fundação da empresa... são muitas datas importantes que circundam a vida de todas as pessoas, e a de muitas empresas também. E é necessário, para uma empresa, dar valor a cada uma delas, porque isso reflete uma vinculação emocional maior entre os colaboradores. 

E esta valorização de datas é tratada e utilizada de forma singular por várias óticas do conhecimento. Um exemplo seria em relação à valorização das datas como inspiração para se estudar as etapas da vida, como mostram Adriana Simões Marino e Marisa Todescan Dias da Silva Baptista no artigo

"A valorização das datas, no seio das famílias, em diários, móveis, obras-de-arte etc. fez com que a questão das idades da vida passasse a ser valorizada pela sociedade. Assim, as “etapas da vida” começaram a ser estudadas em relação à vida cotidiana. Posteriormente, diferentes autores, dentro da ciência, começaram a estudá-las. No início havia uma forte influência mística advinda da astrologia e dos signos zodiacais. Posteriormente, foi dada maior ênfase aos aspectos biológicos humanos."

Assim, pensando em destacar as datas comemorativas como marcos de etapas da vida, como valorizar as datas especiais para a vida de uma empresa ou de um programa específico? É necessário ter muita criatividade, planejamento e ousadia para que estes momentos sejam inesquecíveis para a pessoa (ou para a data em si) a ser lembrada. É o caso do programa semanal Caldeirão Huck, veiculado aos sábados à tarde na Rede Globo de Televisão.

A produção do programa não deixa também que o aniversário do próprio apresentador seja esquecido. A cada ano, a equipe se reúne e executa um projeto especial para celebrar mais um ano de vida de Huck, desde realizar uma grande festa de aniversário disfarçada de gravação de um quadro do programa, deixar o apresentador constrangido com uma brincadeira realizada por sua própria esposa, a também animadora Angélica, até conseguir trazer amigos de outra emissora para participar no palco do Caldeirão.
Em 2008, a produção se utilizou do quadro "Orelhão Surpresa" e fez uma brincadeira com o apresentador: Angélica começa a falar com Luciano e se fingir de louca no telefone, com uma voz diferente da habitual, enquanto uma atriz atende, fisicamente, o orelhão localizado em São Paulo. O mais interessante é que nem a plateia sabia desta armação (ela pode ser vista em 2 partes no Youtube). Depois de alguns minutos de conversa, o plano é revelado, Angélica vai ao palco do programa e o casal vê, juntos, um clipe concebido pela produção chamado Projaquistão Huck, parafraseando a conhecida música "We are the World", composta por Michael Jackson e Lionel Richie.


No último sábado, dia 3 de setembro, a exibição do programa coincidiu com a data do aniversário de Huck. Com o nome especial de Huck in Rio, uma intertextualidade relacionada ao Rock in Rio, grande evento de música que acontecerá no Rio de Janeiro entre 23 de setembro e 3 de outubro e que trará nomes como Elton John, Rihanna, Metallica e Shakira, o programa foi marcado pelas participações especiais dos cantores Thiaguinho, Ivete Santgalo, Cláudia Leite e da banda NX Zero, além de depoimentos de pessoas beneficiadas pelos quadros do programa, de outros famosos e familiares.

Porém, considerada por muitos uma grande surpresa, foi a participação no programa de Emílio Surita e Marcos Chiesa, humoristas do Pânico na TV e devidamente liberados pela Rede TV! Os comediantes chegaram numa caixa gigantesca e causaram surpresa até mesmo na platéia que acompanhava a gravação, e ainda comandaram uma rodada do "Soletrando", em que o candidato era o próprio Huck, devidamente ajudado pelo professor Sérgio Nogueira para não errar as palavras "circuncidar" e 'orizicultura".


O fato de artistas de outras emissoras participarem de um programa da Rede Globo - algo incomum para quem assiste há mais tempo a emissora - já mostra a ousadia da produção do programa e o grande planejamento por sobre esta surpresa, desde a liberação dos artistas pela Rede TV! e do espaço de 8 minutos, aproximadamente, pela Rede Globo, até toda a elaboração da caixa, pela cenografia, em que os humoristas ficaram escondidos. Enfim, a prática da valorização de datas especiais requer ousadia, planejamento, inspiração e muita transpiração por parte dos profissionais de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário