segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Comunicação Integrada versão Hot Pocket - Olhar interdisciplinar em Relações Públicas II

Como visto no primeiro post desta série, o Relações Públicas necessita de um olhar interdisciplinar para se diferenciar num mercado de trabalho tão acirrado como se apresenta nos dias atuais. Para isso, dar valor a outras áreas do conhecimento e, principalmente, se integrar às outras facetas da Comunicação é importante para graduandos e graduados. Por falar em integração, existe um ramo do estudo comunicacional denominado Comunicação Integrada que, segundo Kunsch (1997, p. 115), citada por Adriana Machado Casali em seu artigo Comunicação Integrada e novas tecnologias de informação, representa uma união entre as áreas:
"(...) pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna, que formam o composto da comunicação organizacional. Este deve formar um conjunto harmonioso, apesar das diferenças e das especificidades de cada setor e dos respectivos sobre setores. A soma de todas as atividades redundará na eficácia da comunicação nas organizações."

Partindo deste pensamento, pode-se refletir acerca de uma junção entre quatro áreas importantes do conhecimento (Marketing, Psicologia, Publicidade e Relações Públicas), a partir de um estudo de caso específico: o comercial da Campanha HotPocket Pizza, da Sadia.


No quesito de Marketing, pode-se dizer que esta propaganda atinge, sob os aspectos da Pirâmide de Maslow, ao mesmo tempo, a base e o topo desta, ou seja, as necessidades do corpo (em relação à alimentação; no casso, o alimento consumido é a pizza) e as de segurança (em relação à rapidez com que o HotPocket é preparado e consumido). Além disso, em combinação com o fator psicológico explicitado a seguir, há, segundo Fred Tavares (2007) no artigo Marketing: Conceitos, Tipos, Objetivos e Análise de Desempenho, o chamado Marketing de Criação de Necessidades (o lançamento de uma pizza "pré-pronta", atrelado às várias situações do cotidiano que não possuem, necessariamente, uma relação com desejos de gula, mas que, através do estímulo sonoro, passam a recriar no personagem a imagem da pizza e, em consequência, a vontade de comê-la).

Em relação à Psicologia, a repetição do "provável som" do microondas remete ao estudo do Behaviorismo, mais precisamente ao comportamento operante, que inclui os movimentos de um organismo que operam sobre o mundo. Nele, segundo BOCK* (2002, p. 49), "o que propicia a aprendizagem dos comportamento é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante - a satisfação de alguma necessidade (...)". É o conhecido R (resposta) --> S (estímulo reforçador): a resposta seria o consumo de HotPocket e o reforço, o som do apito do microondas repetido em outros contextos do cotidiano do personagem.

No âmbito publicitário, é possível perceber um planejamento de mídia específico para este produto, com inserções do comercial em horários estratégicos nas redes de televisão aberta, e um trabalho de criação muito criterioso, que tenta recriar algumas situações de um dia-a-dia corrido, todas marcadas com o som reforçador de estímulo ao consumo da pizza, como os três primeiros momentos em que o personagem está em casa (em horários diferentes, devido à luminosidade da cozinha), no saguão de um hotel, numa loja de conveniência e num treino de boxe.

E o que o Relações Públicas pode fazer nesta parte de Publicidade, atrelada ao Marketing e à Publicidade? Estes profissionais são responsáveis por manter a imagem da empresa sempre coerente e resolver possíveis crises decorrentes da propaganda ou da utilização do produto, além de promover pesquisas de opinião pública (antes, durante e depois da veiculação das propagandas) para verificar a aceitabilidade do comercial e da pizza em si, no caso, além de promover o relacionamento da marca com a imprensa (a polêmica função de assessoria de imprensa).

Por isso, é válido investir na integração entre as grandes áreas do conhecimento para que uma empresa, uma organização pública e até mesmo a própria sociedade possam ter ganhos significativos. E que nenhum ramo do conhecimento brigue com o outro para saber quem pode mais certa função, mas que cada área valorize a sua parte na construção do conhecimento, sem querer invadir a especificidade da outra.

*BOCK, A. M. Psicologias. São Paulo: Saraiva, 2002. (p. 43-58).

Um comentário:

  1. Meu Deus! Haja visão sistêmica interdisciplinar pra relacionar piramide de Maslow, Comunicação Integrada, Behaviorismo e RP com Hot Pocket!!
    Parabéns pelo post. =]

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