quinta-feira, 1 de julho de 2010

Revista A Bordo e Prêmio RP do Brasil - valorização dos profissionais de Relações Públicas em ação

Muito se falou a respeito da polêmica e inadequada admissão do vilão Fred (Reynaldo Gianecchini), da novela Passione (TV Globo), como relações-públicas da metalúrgica Gouveia, e das consequências do protesto de alunos, professores e profissionais aos órgãos representantes da profissão (CONRERP e CONFERP).

Os protestos são válidos, mas, mais do que lamentar somente, é necessário valorizar a profissão e os profissionais de Relações Públicas, que tanto contribuem para que isto aconteça, através da divulgação de suas atividades, de seus artigos e de suas conquistas no âmbito profissional. Para tanto, se destacam duas iniciativas primorosas: a revista A Bordo da Comunicação, realizada pelo site homônimo e que já possui duas edições, e o Prêmio Relações Públicas do Brasil, que está na sua quinta edição.

A Revista A Bordo, disponível na esfera online, promove a discussão, a cada número, de um tema específico e pertinente para a atuação do profissional de Comunicação, especialmente a de Relações Públicas. A primeira edição trouxe o tema Web 2.0 como estratégia corporativa e a segunda, Imagem e opinião pública nas novas mídias. A publicação contém, além de artigos escritos por professores e profissionais da área, entrevistas, indicação de blogs, sites, cobertura de eventos e agenda. Além disso, há um espaço para que o graduando possa escrever um artigo tendo como base o tema da edição subsequente da revista.

Já o Prêmio RP do Brasil foi instituído em 2006 e, desde então, a cerimônia de premiação faz parte da programação oficial do Congresso da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Segundo o site oficial do prêmio, este "não se propõe a avaliar atividades profissionais ou distinguir os profissionais pela sua atuação no mercado ou academia, mas reconhecer o mérito daqueles que dedicam as suas vidas à função de valorizar a profissão de relações públicas, difundindo-a na sociedade."

As categorias premiadas a cada ano no Prêmio RP do Brasil são: Profissional de Mercado, Professor(a) Pesquisador(a), In Memoriam e Profissional Revelação. No ano de 2010, foi aberta uma categoria especial para estudantes de graduação que puderam, através dos 140 caracteres do microblog Twitter, demonstrar sua paixão por Relações Públicas. As 10 melhores frases, escolhidas por uma comissão, foram classificadas para a fase final e estão submetidas, assim como as outras quatro categorias, a júri popular. A premiação de 2010 está prevista para acontecer no dia 2 de setembro, durante o Congresso da INTERCOM, na cidade de Caxias do Sul/RS.

Estas atitudes contribuem e muito para que a profissão de Relações Públicas possa ser mais bem entendida e, acima de tudo, mais respeitada e valorizada. No âmbito pessoal, tenho a honra de contribuir para estas duas campanhas: tenho um artigo na segunda edição da A Bordo, que logo postarei aqui, e estou na final do Prêmio RP do Brasil, na categoria estudantil, com mais 9 colegas de graduação de todo o Brasil.

Mais do que um apenas receber o troféu de 1º colocado, quem está ganhando com o Prêmio e também com a divulgação da revista somos todos nós, profissionais de Relações Públicas, pois temos a oportunidade de reconhecimento de nossas atividades e produções acadêmicas e podemos, assim, fazer com que mais pessoas possam conhecer o que é, de fato, Relações Públicas.

2 comentários:

  1. Legal saber que tu com o teu blog e teu twitter também faz parte desta valorização. Parabéns.

    MATEUS

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  2. Obrigada Mateus e toda equipe do Ocappuccino!

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