segunda-feira, 28 de junho de 2010

A mentira tem perna curta? - Boatos nas redes sociais

A maioria das pessoas já ouviu falar na história de Pinóquio e sua "honorável fama" que se espalhou pelo mundo. Para quem não se lembra, aqui vai um resumo deste conto, com fonte do site Contando História:

Certa vez um velho carpinteiro chamado Gepeto fez um boneco de madeira. Deu-lhe o nome de Pinóquio. De repente aparece a fada madrinha de Pinóquio e o transforma em um menino de verdade, o boneco criou vida. Gepeto ficou muito feliz, agora tinha um filho.
Gepeto queria fazer de Pinóquio um menino educado. Colocou-o na escola. Mas Pinóquio fugiu e foi divertir-se no teatro de bonecos. O dono do teatro queria ficar com Pinóquio. Mas ele chorou tanto que o homem deu-lhe umas moedas e o deixou partir.
Na volta para casa encontrou dois ladrões. Apesar dos conselhos do grilo falante, eleito sua consciência pela fada madrinha, seguiu com eles e foi roubado. Pinóquio, triste, resolveu voltar para casa e obedecer Gepeto.
No caminho, um passarinho avisou que Gepeto foi procurá-lo no mar. Ele ia ao encontro de Gepeto, quando viu umas crianças que se dirigiam ao país da alegria. Pinóquio foi com eles. Estava brincando quando percebeu que estava se transformando em um burro. E o nariz de Pinóquio começou a crescer...crescer....e...crescer!
Chorou arrependido. Uma fada apareceu e desfez o encanto. Mas avisou: - Toda a vez que mentir, seu nariz vai crescer.
Pinóquio então foi ao encontro de Gepeto. Chegando no mar, Pinóquio e o Grilo foram procurar Gepeto. Apareceu uma baleia e os engoliu. Lá dentro encontraram Gepeto. Quando a baleia abriu a boca de novo, eles fugiram.
Chegando em casa, a fada recompensou a coragem de Pinóquio, transformando-o num menino de verdade. Pinóquio e Gepeto foram muito felizes.



Vimos muitas brincadeiras e mentiras (mais sérias do que as do Pinóquio) circulando pela Internet, principalmente pelas mídias sociais como Orkut e Twitter. Assim como o personagem, quando não se "obedece" a normas sociais da Internet, quando se inventa qualquer história num site de relacionamentos, ela pode se disseminar por todo o mundo, fazendo o nariz crescer e se alongar por toda a rede.

A "fada" da Internet fez com que as redes sociais ganhassem vida e força. As redes sociais e seus conteúdos deveriam ser como aquele menino educado do começo da historinha, mas acabam, por algumas vezes, fugindo e tomando proporções quase que incontroláveis, como a fuga de Pinóquio do seu criador Gepeto. E os profissionais de Relações Públicas são as "fadas madrinhas" responsáveis por gerir esta suposta crise, por desfazer este encanto.

Um exemplo destes boatos ocorreu no sábado, em que um post infeliz no Twitter de um diretor de agência de relações públicas acabou crescendo e virando um boato sério de que o jogador inglês David Beckham estaria pondo fim ao seu casamento, como se pode ver nesta reportagem. O boato correu o mundo, e a "fada madrinha" do jogador (seu assessor pessoal Simon Oliveira), pelo mesmo Twitter, teve que desfazer o (des)encanto, atribuindo ao rumor a palavra "nonsense".

Que a "fada" da Internet possa recompensar a cada pessoa que dissemina verdades nas redes sociais e que a baleia (não só a da história, mas também a do Twitter - por que não?) não engula os defensores de causas mais nobres do que um CALA BOCA GALVAO, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário