quarta-feira, 16 de junho de 2010

All the single guys - Ganso e Neymar nos comerciais

Este post já era pra ser postado há alguns dias, mas os últimos acontecimentos no ramo do Twitter adiaram um pouco esta análise. Com a estreia ontem da seleção brasileira na Copa do Mundo (aliás, um jogo muito fraco e com pouca criatividade), muitos torcedores devem estar sentindo a falta de duas recentes estrelas do futebol brasileiro e que, injustamente pra muitos amantes do futebol, não foram convocados para ir à África do Sul: Paulo Henrique Ganso e Neymar, ambos do Santos.

Mas, em se tratando de propagandas, os dois atletas são titulares no futebol brasileiro. Tanto que apareceram nos telões do estádio Soccer City, em Johannesburgo, na África do Sul, estrelando um dos comerciais mais vistos do ano de 2010: o da empresa alimnetícia brasileira Seara, uma das anunciantes da Copa, em que a dupla de garotos, ao lado do atacante e convocado Robinho, fazem uma versão bem humorada da coreografia da música "Single Ladies", da cantora americana Beyonce (para quem ainda não viu, é só clicar aqui!)

Neste comercial, é interessante ver as grandes semelhanças com o clipe original, como a iluminação e alguns movimentos de mãos e pés. O grande diferencial é o uso da bola em embaixadinhas, pedaladas e outros dribles desconcertantes, e a demonstração do "trenzinho", uma das várias dancinhas famosas do trio ao comemorar os gols de sua equipe no campo. No fim, os três jogadores saem rindo e debochando das próprias dancinhas, como se fosse tudo uma brincadeira de criança. Infelizmente ou não, somente o Robinho se manteve com a camisa amarela na Seleção (Ganso ficou na suplência e teve a infelicidade de esta Seleção, após 20 anos, não ter cortes em cima da hora; já o Neymar nem foi chamado), mas a Seara conseguiu alavancar seu nome no mercado nacional e internacional, tendo sua logomarca à mostra nos principais jogos da Copa.

Outra propaganda interessante relacionando os dois jogadores é a da Telefônica, que possui um título bem sugestivo: Banco. O anúncio começa com um grupo de amigos assistindo a um jogo de futebol (provavelmente do Brasil, por conta da decoração verde-amarela e pela maioria das pessoas estarem vestindo camisetas das cores principais da bandeira brasileira). Então, a campainha toca e aparecem os dois personagens principais da campanha: Neymar e Ganso. Curiosamente, eles percebem que não há lugar pra sentar e acompanhar o jogo, e Neymar pergunta: "E aí, tem uma vaguinha pra gente aí?". O anfitrião responde que não e ainda ressalta: "Nem no banco", sendo, num ponto de vista, uma indireta ao fato dos jogadores não estarem na lista de convocados para o Mundial.

A partir daí, são mostrados alguns benefícios que a Telefônica concede a quem se cadastra, e os dois jogadores começam a ver lances pela Internet e conseguem um lugar um banco para assistir aos jogos. Numa cena em que é mostrado o telefone e o site da empresa, a tela é dividida em três partes: numa, mostra a vibração do Neymar ao comemorar um gol; na segunda, mostrando uma dancinha dos jogadores (a mesma do comercial da Seara) e, na terceira, mostra Ganso fazendo embaixadinhas. Na cena final, Ganso e Neymar encerram o comercial juntos e parecendo pouco a vontade diante da tela. Mais uma forma de a empresa poder atualizar sua imagem utilizando-se de rostos conhecidos e de contextos muito falados e discutidos, como a convocação ou não de Ganso e Neymar para a Seleção.

Há um terceiro vídeo mostrando Ganso, Neymar e Robinho em momentos de descontração no campo da Vila Belmiro. É um comercial da Nike que mostra a espontanieidade e a alegria dos Meninos da Vila em jogar futebol e fazer firulas. Mais uma marca que queria os três juntos na Seleção e que terá que se conformar em ver apenas Robinho em campo. E Ganso e Neymar terão que se conformar em ver suas atuações na Copa em comerciais nos telões dos estádios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário