sábado, 5 de junho de 2010

A Copa das lesões - comportamento dos torcedores

Nas várias mídias, sejam sociais, impressas, televisivas, radiofônicas ou virtuais, o grande assunto do momento é, sem sombra de dúvidas, a Copa do Mundo, que será realizada na África do Sul. Até aí, muito óbvio. A grande questão que se acende com mais força nesta edição do Mundial se refere a algo que está dentro e fora do campo ao mesmo tempo: as lesões de jogadores.
Ferdinand, Beckham, Rooney (todos da Inglaterra), Ballack (Alemanha), Drogba (Costa do Marfim), Pirlo (Itália), Michel Bastos e Júlio Cesar (Brasil), Harry Kewell (Austrália). Quase um time inteiro de craques mundiais que sofreram lesões nos últimos meses e que tiveram risco (descartado ou confirmado) de ficar fora da Copa ou dos primeiros jogos de suas seleções. Talvez nunca na história das Copas tantos jogadores foram cortados de seus países por conta destas infelicidades.

Foto: Reuters (apud Terra)


















Drogba, atacante da Costa do Marfim, lesionado após amistoso contra o Japão

Além do jogador, que vê seu sonho de disputar uma Copa do Mundo (seja para representar bem seu país ou para conseguir uma projeção maior no cenário mundial e em times de maior poderio, ou estas duas intenções juntas) ir por água abaixo, a população do país "prejudicado" também sofre com a ausência de suas maiores estrelas e, quase que consequentemente, com o risco de não conseguir uma boa classificação no Mundial.

Porém, para os países rivais (seja historicamente ou no próprio contexto de disputa da Copa 2010), a contusão de um jogador de outra seleção gera outros comportamentos dos torcedores. O caso específico desta análise está em três notícias do Portal Terra, acessadas no dia de hoje (05/06), no período da manhã. Todas se referiam à fratura no braço do jogador Dider Drogba, atacante e principal nome da seleção da Costa do Marfim:

- Às vésperas da Copa, lesões marcam sexta-feira: http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/fotos/0,,OI125031-EI14416,00-As+vesperas+da+Copa+lesoes+marcam+sextafeira.html
- Drogba leva entrada de brasileiro e teria dado adeus à Copa: http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4470371-EI15725,00-Drogba+leva+entrada+de+brasileiro+e+teria+dado+adeus+a+Copa.html

Deve-se lembrar, antes da análise de cada notícia, que a política de comentários do Portal Terra é bem simples: não se deve fazer comentários contra a lei e a moral e sobre assuntos que não tenham nada a ver com a notícia veiculada. O único problema é que, para comentar, só é necessário o nome e a mensagem. Detalhe: não precisa ser o nome verdadeiro. Há comentários em que o nome é uma frase ou parodiam o de uma celebridade.

Na primeira notícia, há 14 comentários. Alguns deles mostram uma preocupação com a falta de craques na Copa, brincam com o fato de ser uma sexta-feira ("Será que hoje é sexta-feira 13?", comenta uma pessoa de nome Uma pergunta:), fazem trocadilhos (a Copa dos que não foram) e até ficam felizes com a lesão do atacante: "mais assim ta bom demais este dae q para mim é um dos melhores atacantes do mundo, ficando de fora um passo a mais pro brasil trazer este hexa.valeu drogba" (comentário do Hugo) e "hehehehehehe quero mais e que todos quebrem a perna... brasil rumo a final dinovo" (comentário do Peterson).

Já na segunda, há 188 comentários, por ser uma notícia mais completa à respeito da lesão do jogador. Há comentários dos mais variados tipos: desde os que lamentam a lesão de Drogba, comparando à de Pelé na Copa de 1966, inclusive falando que o Dunga tem sorte pelas lesões dos melhores jogadores das outras seleções, até os que torcem para que Josué e Kléberson se machuquem no próximo amistoso para que Ronaldinho Gaúcho e Ganso possam ser chamados. Alguns também ressaltam o fato de que o jogador japonês Tanaka que se chocou com Drogba é nascido no Brasil, e isso gera várias interpretações, desde um suposto dinheiro para tirar o craque marfinês da Copa, protestos contra o jogo violento do japonês (comparado ao karatê) até pedidos para que ele seja convocado no lugar do Juan. Além de alguns comentários comemorando a fratura no braço e criticando o amistoso entre Brasil e Zimbábue.

O que se pode perceber após esta rápida lida nos comentários é que a liberdade de expressão é extrema, a começar pelos nomes que aparecem (fakes do Dunga, Drogba, Messi, Maradona, Luxemburgo) e dos assuntos falados que não possuem tanta relação com a notícia (como uma suposta armação para que o Brasil ganhe a Copa de 2014 em seu próprio território). Também se ressalta a grande sarcarsidade (intencional ou não) dos autores de alguns comentários, enquanto outros prezam pela ética e primam em destacar o possível fim do sonho de Drogba em disputar a Copa.

Enfim, muitos brasileiros, na época de Copa, tornam-se, inconsientemente, insensíveis ao sonho de um semelhante deste ou de outro país, e pensam mais em poder comemorar um tíulo que, talvez, não mudará diretamente a sua vida, o seu cotidiano. Pode mudar o horário de trabalho por um mês mas, depois do dia 11 de julho, o trabalho será o mesmo, quiçá, dobrado pelas horas em que o Brasil jogou.

---------

Agradeço a todos que estão vistando este blog e aproveito para informar que, a partir da semana que vem, os posts serão publicados de segunda, quarta e sexta!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário