segunda-feira, 14 de junho de 2010

CALA BOCA GALVÃO - Tudo o que não mata, fortalece?

Recentemente, vimos um novo fenômeno na Internet brasileira, principalmente no microblog Twitter: a tag CALA BOCA GALVÃO (homenagem "carinhosa" ao locutor da Globo por falar, digamos, acima do que a paciência de muitos brasileiros) alcançou a cobiçada lista dos Trendings Topics mundiais não só pela motivação inicial, mas também por uma causa "nobre": Cara tweet com o “CALA BOCA GALVAO” geraria uma doação de US$ 0,10 para ajudar na preservação de um fictício pássaro brasileiro ameaçado de extinção. Além disso, muitos blogs internacionais justificam o uso da tag a uma nova música da Lady Gaga.

O fato é que Galvão Bueno virou hit no Twitter e pode, por incrível que pareça, ter a sua imagem fortalecida. Fortalecida? Depende de um fato primordial: a resposta que o sujeito da situação (ou o grande algoz ou vítima) dará aos seus apoiadores ou carrascos.

Numa entrevista feita em maio ao Meio & Mensagem, que pode ser vista aqui, ali e aqui também, Galvão se sente lisonjeado pelas homenagens feitas pelo humor brasileiro, citando os programas Casseta e Planeta (Globo) e Pânico (RedeTV!). Além disso, o locutor comenta que não possui perfis nas redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. Porém, se ele mudou de ideia e decidiu abrir esta conta no microblog, está respondendo tudo na esportiva e até retwittando algumas definições para a sua tag mais famosa.

Repetindo: não se tem total certeza de que este perfil é oficial do Galvão, ou se alguém escreve para ele ou ainda se é um fake. Mesmo assim, para o bem da imagem do locutor, que as respostas dele em relação ao pedido educado da torcida continuem sendo educadas também! Talvez, assim, Galvão ganhe uma simpatia maior dos torcedores e, criando um perfil oficial de verdade, possa ter a oportunidade de compartilhar mais de seu inegável conhecimento esportivo e da sua rotina com seus admiradores e não-admiradores.

Adendo (16/06): o Globoesporte.com, através da coluna de humor Bola nas Costas, lançou o vídeo interativo "Fala, Galvão", que junta balões com todas as frases de efeito que o locutor usa nas narrações de jogos. Ao clicar em um deles, o internauta escuta Bueno narrando. Sem dúvida, uma "homenagem" ao protagonista da hastag mais comentada da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário