Nunca se falou tanto do Twitter, bem como da sua "necessidade" nos meios corporativos, profissionais e, até mesmo, acadêmicos.
Desde a primeira concepção de Twitter, há aproximadamente 4 anos e meio, já se via muitas possibilidades para a sua utilização, como a simples troca de mensagens entre funcionários de uma empresa de informática que sofria forte concorrência da Apple. Hoje, a terra do pássaro azul oferece mais do que isso: várias "espécies" de pássaros surgem com o passar do tempo nesta rede de microblogs.
Pássaro Azul Acadêmico
Vi uma postagem num perfil amigo que dizia: "Às vezes o twitter parece que me ensina mais sobre RP que a própria faculdade, sério. 0o". Não quero, de forma alguma, menosprezar a importância de se ter uma graduação, ela é a "porta de entrada" para se conseguir qualquer emprego ou estágio na área e para se inserir na comunidade acadêmica; porém, as vivências e a experiência dos twitteiros, expressadas em postagens ou através de links para os blogs especializados em Relações Públicas, contribuem para que os futuros profissionais possam se acostumar com o ritmo de trabalho e com a pressão inerente em estar constantemente se atualizando e descobrindo novas teorias e cases para se inspirar e para praticar nos setores públicos, privados e não-governamentais.
Existem vários sites e blogs da esfera comunicacional que possuem perfis próprios no Twitter, promovendo, não só seus posts, mas com um espaço para que alunos de graduação em Relações Públicas possam compartilhar seus conhecimentos.
Pássaro Azul Comercial
Pequenas e médias empresas se aproveitam dos serviços do microblog, aparentemente "gratuitos" (vide o caso da marca de chocolates Twix, que terá que pagar uma indenização de R$ 10 mil por conta da estratégia #chuvadetwix, que acabou virando garoa de chocolates e uma tempestade de críticas), para alavancar as vendas e o reconhecimento de seus produtos e/ou serviços, além de conquistar mais clientes e fidelizar os que já estão unidos à empresa. Um cuidado primordial que deve ser tomado está em "não prometer aquilo que não se pode cumprir", algo que a empresa Twix não notou.
Pássaro Azul Profissional
Muitos querem esticar a utilização do Twitter para além dos contatos pessoais, dos "Bom dia!" ou do "Partiu almoçar". O perfil dos profissionais de qualquer área pode ser a via de contratação ou de demissão para as empresas. Vide o caso do executivo da Locaweb Alex Grikas que "deslizou" no uso dos termos no microblog e acabou saindo da empresa.
Pássaro Azul Piadista
Muitos humoristas surgiram no cenário virtual e fazem sucesso também nas mídias tradicionais, como o integrante do CQC e apresentador do A Liga (ambos da TV Bandeirantes) Rafinha Bastos, que começou sua carreira através do site Página do Rafinha. No Twitter, existem vários perfis com nomes fictícios que servem para divertir os seus seguidores e conquistar novos fãs, além de usar o serviço para ganhar notoriedade nacional, ou não. No site da revista Época tem uma matéria muito interessante à respeito desta espécie de pássaro azul.
Pássaro Azul Comportamental
Vários perfis no Twitter se assemelham muito a comunidades de Orkut, postando frases que complementam seu título, que são repassadas (famoso RT) por seus seguidores. Um exemplo é o perfil @VouConfessarQue, que serve para que as pessoas se identifiquem com a confissão proposta pelos dois autores do perfil: @erick_kuhn e @RicckLopes. Assim, com o RT de uma confissão, os seguidores da pessoa podem presumir o comportamento ou a atitude da pessoa no dia.
Pássaro Azul Pessoal
A grande maioria dos usuários do Twitter tem, como objetivo, mostrar o seu dia-a-dia, divulgar links interessantes, abastecer as velhas amizades e fazer novos contatos. Às vezes, esta revelação tão explícita do cotidiano de uma pessoa pode gerar problemas, como a falta de privacidade e a ameaça de um assalto ou algo pior, visto que os ladrões podem vasculhar o perfil para descobir aonde a suposta vítima está. Mesmo com o artifício que permite não liberar os posts para desconhecidos, o risco de alguém desconhecido o seguir é grande.
Seja qual for a sua "espécie" no Twitter, prudência, atitudes, palavras e comportamentos corretos fazem a diferença e podem modificar seu futuro numa empresa ou num grupo de amizades.
Olá, Maíra!
ResponderExcluirMuito bom o texto! Realmente, há uma infinidades de "tipos" no twitter que vemos por aí! Essa ferramenta não só se tornou um meio de entretenimento, como também um meio de aprendizagem e de atualização de informações. Eu também já fui uma que disse que, de tudo que aprendo e leio sobre RP diariamente, diria que uns 99,5% é através do twitter (0,5% fica a cargo da faculdade, pra não desmerecer totalmente).
Enfim, uma ferramenta muito rica para todos que buscam entretenimento e informação no mesmo lugar.
Abraço,
Juliana - blog uniRP