quinta-feira, 24 de junho de 2010

Gestão organizacional e fogueira - o que tem a ver?

Depois da falta de atualização ontem do blog por motivos de força maior, os pitacos continuam...

Ontem em Bocaina/SP (minha pequenina, mas linda cidade) aconteceu a passagem dos devotos de São João Batista, padroeiro da cidade, pelas brasas da fogueira. Esta já é uma tradição centenária e nunca houve um ano em que não tivessem homens ou mulheres corajosos e cheios de fé para atravessar o tapete quente, uns hesitando e se queimando, outros passando naturalmente como se pisassem no chão frio.



Mas o que isso tem a ver com a gestão nas organizações?

Se pensarmos um pouco, há um jeito certo de se espalhar as brasas da fogueira para que os fiéis possam passar e que tenham menos chances de se queimar, não menosprezando a fé que as pessoas possuem. Da mesma maneira, para cada organização, há uma estratégia específica para o profissional de Relações Públicas exercer suas funções.

Algo interessante de se ressaltar é a coragem e a fé de cada um que passa pela fogueira sinceramente (porque alguns passam para aparecer na televisão ou para fazer gracejos diante das mais de 10 mil pessoas que acompanham a travessia). O relações-públicas não pode ter medo de se arriscar e deve enfrentar os desafios, até mesmo se forem mais "quentes" do que estas brasas da foto, e nunca deixar de estudar para saber o que e como fazer em cada situação, em cada gestão de crises, como de que forma "pisar" em cada "tapete de brasa" que está à frente.

E um último e humilde conselho: não se deixar levar pela "fogueira das vaidades" que aparece nas empresas, mas pisar por cima dela e fazer o trabalho de forma consciente e coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário