sexta-feira, 1 de março de 2013

Mídia e representações acerca da "melhor idade"

Por Maíra Masiero

Em muitos países, a expectativa de vida de seus habitantes cresce a cada ano, por conta dos avanços tecnológicos e da melhoria na qualidade de vida de várias cidades. Com isso, o público idoso aumenta e, da mesma forma, há a necessidade de mostrá-lo de forma adequada - pois a "melhor idade" quer ser vista feliz e em cenários ativos - e, concomitante a isso, também não quer interromper as suas atividades (por exemplo, após a aposentadoria), sendo ainda útil para a sociedade.

Atualmente, há várias formas, destacadas pela mídia, de se mostrar e valorizar (ou não) este período da vida, como ressalta o artigo A construção e reconstrução da imagem do idoso pela mídia televisiva, de Ada Kesea Guedes Bezerra (2006, p. 4), embasado na visão de Debert sobre o "velho jovem":

"(...) presencia-se, particularmente através da mídia uma 'tentativa' de tornar intercambiável e transitável as formas de comportamento de faixas etárias diferentes.
(...)
Quanto à representação da velhice, particularmente por parte da mídia, a tendência contemporânea é, a inversão como um processo de perdas e a atribuição de novos significados aos estágios mais avançados da vida, que passam a ser tratados como momentos privilegiados para novas conquistas guiadas pela busca do prazer."

O Programa Sílvio Santos (SBT) mostra, num de seus quadros - chamado Os velhinhos se divertem -, atores veteranos passando por situações inusitadas e, de certa forma, divertidas, surpreendendo as pessoas (geralmente mais novas) que passam pela rua. Vários destes quadros mostram a busca pela sexualidade, por diversões mais radicais, por atitudes antes mostradas como exclusivas ao público jovem e adulto e por uma quebra do estereótipo de que as pessoas mais velhas são mais "indefesas" e "ingênuas", não podendo aprontar com as pessoas que passam na rua.

Somado a essa quebra de estereótipos (e à formação, a longo prazo, de outras imagens), pode-se dar o devido destaque à presença de atores veteranos (ou mesmo estreantes), que têm a oportunidade de aparecer na televisão num contexto também quase que exclusivo aos jovens, e à trilha sonora agitada, que denota ritmo às situações.

Um dos projetos sérios que se destacam em relação a valorização das atividades feitas por pessoas mais velhas é o concurso Talentos da Maturidade, idealizado pelo Banco Real (hoje, Santander) desde 1999. Segundo o site do banco, o objetivo deste prêmio é incentivar a produção cultural das pessoas com mais de 60 anos de idade. Além disso, há uma busca em "promover a criatividade, ampliar o potencial artístico e aumentar a participação desse público na sociedade.".

Composto por cinco categorias de premiação (Artes Plásticas, Literatura, Música Vocal, Fotografia e Programas Exemplares), o Talentos da Maturidade tornou-se, em 2011, um prêmio bienal (antes, era anual), com a próxima edição prevista para 2013. No vídeo a seguir, há o encontro da juventude com a experiência: os Talentos da Maturidade compareceram ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro e acompanharam uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem.



O debate de como representar corretamente os indivíduos de maior idade talvez não tenha ainda uma resposta definitiva. Porém, valorizar essa etapa importante da vida se torna um objetivo chave para quem deseja retratá-la de forma coerente.

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