sexta-feira, 22 de março de 2013

Comunicação e inclusão - Ser diferente é normal

Por Maíra Masiero

Em 21 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down que, desde 2006, tem contribuído para uma maior valorização e inclusão dessas pessoas na sociedade, propondo soluções e atitudes para que os portadores da síndrome possam participar ativamente dos contextos em que estão inseridos. A data foi proposta pela Down Syndrome International por conta de ser escrita como 21/3 (ou 3-21), remetendo-se à trissomia (três cromossomos) do 21, alteração genética que caracteriza a Síndrome de Down.

Desde a criação oficial da data, muitas iniciativas de inclusão foram realizadas, e não seria diferente na mídia e nas ações de comunicação. Como foi visto em posts anteriores, o filme Colegas - que obteve grande repercussão por conta da campanha #vemseanpenn - é um grande exemplo de inclusão, pois mostra a possibilidade de os três jovens protagonistas, portadores da síndrome, de fazerem atividades normais como qualquer pessoa, sem se deixarem prender por um cenário pessimista ou conformista.

Já em relação às propagandas, há várias formas de se incluir a pessoa com essa Síndrome e, ao mesmo tempo, denunciar o preconceito que acontece, mesmo que velado, até os dias atuais. Um comercial interessante, que mostra o cuidado em não deixar a discriminação impedir a visão real da situação, foi produzido pela sociedade Síndrome de Down.



Outro trabalho conhecido que mostra a inserção da pessoa na sociedade é do Instituto MetaSocial (que assinou, junto com a agência Giovanni+DraftFCB, o vídeo anterior), que trabalha há 19 anos desenvolvendo ações junto à mídia para promover a inclusão social de todas as pessoas e trabalhando por intermédio de parcerias. Vários comerciais desse instituto foram inseridos na programação de TVs abertas, valorizando a inclusão e a oportunidade das pessoas "diferentes" praticarem atividades como as outras "normais", como tocar bateria, por exemplo.

Uma das mais recentes iniciativas foi a composição da música "Ser Diferente é Normal" (Adilson Xavier / Vinicius Castro), cantada por vários artistas, como Gilberto e Preta Gil, Lenine, Nico Rezende, Thalita Rebouças e Paula Werneck. Recentemente, a versão em inglês dessa música foi mostrada na Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, em Comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, e o clip da música encerra o post de hoje.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário