sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Exercício da cidadania e consciência política - O trabalho dos Brasileiros Anônimos

Por Maíra Masiero

No próximo domingo, dia 07 de outubro, serão realizadas as eleições municipais, que definirão os prefeitos e os vereadores que irão conduzir as cidades pelos próximos quatro anos. E como escolher o melhor projeto, o melhor candidato para a cidade? Às vezes, isto se torna uma missão complicada para os eleitores porque, principalmente nos tempos atuais, a grande maioria das pessoas não acredita na política como viés de transformação, mas sim de corrupção e de pessoas mal intencionadas.

Logicamente, é necessário ressaltar que não existem somente políticos com intenções duvidosas, porém a valorização do voto consciente tomou proporções maiores em relação a denúncias de corrupção e outros crimes cometidos por políticos nas esferas regionais e nacionais.

Uma das maneiras mais fortes para demonstrar o espírito de cidadania e a preocupação com o voto consciente é a utilização das mídias sociais, que se tornam cenários para uma maior mobilização política, como mostram Karla de Lourdes Ferreira e Maria do Socorro F. Veloso no artigo Mídias Sociais Digitais, Mobilização e Participação Política: Um Estudo de Caso nas Eleições Municipais 2012 (2012, p. 4):

"Observa-se que as mídias digitais Facebook e Twitter detêm um potencial informacional plural. Mídias sociais são os meios pelos quais as redes de sujeitos são construídas e compartilhadas. São meios de propagação de conteúdo textual, imagético, audiovisual produzidos pelos participantes nas redes sociais. Estas últimas são nodos, redes de relacionamento, grupos de pessoas, comunidades com interesses mútuos, que compartilham e conversam sobre temas similares. Nesse sentido, a internet, assim como as mídias sociais digitais, constituem lugares onde cidadãos se informam das atividades de seus representantes políticos, ao mesmo tempo que estes passam a ter um termômetro do que essa audiência anseia."

Nas redes sociais, existem várias páginas que reforçam o apelo a um voto livre de outras influências, que não sejam a da consciência limpa. Hoje, o RPitacos vai mostrar alguns destes grupos e o teor do discurso de cada um deles, e o foco será o Facebook.


A primeira é a Lembraremos de você na eleição, página criada em 20 de julho de 2011 que traz, em sua descrição, a seguinte mensagem: "Curtam e Fiquem Tranquillos, vamos te Lembrar tudo de errado que os Políticos vem Fazendo ao decorrer do seu mandato e na época das Eleições vamos refrescar sua memória para saber em quem votar.". Com quase 25 mil seguidores, a página traz figuras que denunciam a atuação de alguns políticos, orientações sobre como votar de modo consciente e outras imagens que trazem uma simpatia do grupo ao anarquismo.

Já a página Eleições Conscientes, com mais de 6 mil usuários, foi criada em fevereiro de 2012 e segue as mesmas condições do caso anterior, porém sem críticas diretas alguma relação aparente com o anarquismo. Nesta sexta-feira, dia 05, o administrador da página colocou seu último post do ano, se despedindo e prometendo voltar em 2014: "Bem pessoal... Aqui me despeço, até 2014, com um balanço muito positivo... Descobri que existem muitas pessoas conscientes e acho que fiz outras pelo menos pensar sobre o assunto... Hoje estou com aquela sensação maravilhosa de dever cumprido!!!"

Se confirmar o teor desta postagem, será um erro do administrador interromper as atividades por um tempo, por conta da falta de informações que a maioria dos eleitores enfrenta - isso, inclusive, foi comentado na postagem de "despedida" da página. Um dos pontos fortes da página são as "opções Curtir", que mostram outras páginas interessantes sobre variados assuntos, como trânsito, saúde, cidadania e até a página do Programa do Jô (Rede Globo).

Um dos mais conhecidos movimentos apartidários que incentivam a população a votar com consciência é o Brasileiro Anônimo, formado por pessoas (mais precisamente, jovens) que se cansaram de sua própria inércia em relação à política e, assim, desejam disseminar as ideias de cidadania e da importância do voto para todos os brasileiros. Muitos famosos também aderiram à campanha, como o humorista e apresentador do CQC (Custe o que Custar - Band) Marco Luque. Porém, nenhum político faz parte desta campanha, e a página do Facebook ainda alerta que, se algum candidato se utilizar disso para se promover, é uma mentira e esse não merece a confiança do eleitor.

Uma das formas encontradas pelo movimento para chamar a atenção das pessoas foi a inserção de urnas falsas nas cidades, em locais estratégicos. Segundo o site do movimento, esta ideia surgiu para resgatar um assunto que se evita dizer: a descaracterização de grande parte do horário eleitoral (encerrado ontem no rádio e na televisão), com a presença de cavaletes, propostas, bandeiras, sorrisos forçados, obras concluídas em período eleitoral e candidatos engraçados.

Com esta atitude, estes jovens contribuem para que a comunicação exerça seu papel primordial, de educar e orientar as pessoas para a vida em sociedade. Para encerrar o post, o vídeo do Movimento Brasileiro Anônimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário