quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Relações Públicas no contexto contemporâneo: 1 olhar - Conferência de Marcondes Neto na UNESP Bauru

Por Maíra Masiero

E inegável dizer que o mundo muda a cada segundo. Talvez nunca antes na história da humanidade este "segundo" de mudança fosse tão rápido, relacionando-se de forma literal com o tempo do relógio. E a pergunta que se faz neste contexto: como os profissionais de comunicação - e, em especial, os relações-públicas - precisam pensar para acompanhar estas mudanças tão bruscas e significativas?

Na noite de ontem, dia 10 de outubro, aconteceu no auditório da Central de Salas da UNESP Bauru o lançamento do livro "A transparência é a alma do negócio: o que os 4 Rs das Relações Públicas podem fazer por você", de Manoel Marcondes Neto, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e articulista do RPitacos. Mesmo sendo antevéspera de feriado nacional, um número considerável de alunos, professores e profissionais prestigiaram o evento.

Houve, antes da venda dos livros e dos autógrafos, uma conferência de lançamento e Marcondes Neto iniciou sua fala mostrando uma citação inserida num livro de Roberto Porto Simões, que reflete uma função primordial dos relações-públicas:

"Toda profissão tem um propósito moral. A Medicina tem a Saúde. O Direito tem a Justiça. Relações Públicas têm a Harmonia – a harmonia social”. (Seib e Fitzpatrick, Public Relations Ethics, 1995). In SIMÕES, Roberto Porto. Informação, inteligência e utopia: contribuições à teoria de relações públicas (2006)

E como estabelecer esta harmonia social? Uma das formas é aplicar táticas de comunicação, e não somente em empresas ou organizações: segundo Marcondes, logo as pessoas físicas precisarão do trabalho de Relações Públicas, principalmente aquelas que não podem realizar propagandas diretas de seus serviços, como médicos e advogados.

Outro aspecto chave destacado por Marcondes é a governança corporativa, que tem a transparência como um conceito primordial e a imprensa como um dos públicos mais importantes a serem atingidos. Ainda foi ressaltada a importância de se discutir os marcos regulatórios da comunicação.

Fonte: Enviada por Marcondes Neto em 15 out. 2012
Após isso, Marcondes começou a descrever como surgiu a ideia dos 4 Rs, que teve como embasamento primário os 4 Ps do Marketing. Nisso, há uma citação que mereceu ser destacada na conferência, e que mostra a importância de uma empresa se comunicar com o público em geral, não somente num departamento específico, mas em toda a sua forma de produção: “As empresas também devem comunicar-se com seus consumidores atuais e potenciais. Inevitavelmente, qualquer empresa exerce o papel de comunicadora ou promotora.” (Philip Kotler - “Marketing Management").

A forma de relacionar os termos Marketing e Relações Públicas também foi citada pelo palestrante: enquanto a primeira área lança um produto, a segunda elabora estratégias para mantê-lo no mercado e com uma imagem aceitável. Depois desta explicação, Marcondes explicou, resumidamente, cada um das 16 táticas de Relações Públicas, divididas em 4 Rs:

- Reconhecimento (Identidade Corporativa, Branding, Imagem de Marca e Propaganda Institucional);
- Relacionamento (Comunicação Interna, Atendimento ao Público, Ouvidoria/Ombudsman e Mediação/Negociação);
- Relevância (Pesquisa de Opinião, Patrocínio/Marketing Cultural e Esportivo, Eventos Próprios e de Terceiros, Marketing Social);
- Reputação (Estudo dos Públicos, Comunicação Institucional, Divulgação e Gestão de Crises de Imagem Pública).

Aliás, em relação à mediação/negociação, Marcondes deixou bem claro que o relações-públicas não é tão requisitado para esta prática; porém, este profissional contém todas as condições para desempenhar este papel nas organizações.

Finalmente, Marcondes mostrou o Caminho 3-4-5 da Comunicação: o cubo lógico das Relações Públicas (com três eixos: administrativo, mercadológico e político) e os estágios de desenvolvimento de uma organização (infância - propaganda; adolescência - assessoria de imprensa; maturidade - cidadania corporativa), de autoria do próprio Marcondes; os quatro estágios das Relações Públicas excelentes, conforme Grunig (modelos de imprensa/propaganda, de informação pública, assimétrico de duas vias e simétrico de duas vias); por fim, Marcondes se inspirou nos 5 níveis de necessidades humanas de Maslow para adaptar os passos de comunicação dentro desta hierarquia.

O que se pode tirar de conclusão desta conferência é que o profissional de Relações Públicas precisa voltar o seu olhar para o contexto contemporâneo e ser motivado a fazer a diferença na sua atuação profissional e acadêmica.

P.S.: Quem quiser ver mais do conteúdo das palestras de Marcondes Neto, é só acessar seu perfil no Slideshare.

2 comentários:

  1. Um professor - de qualquer área - não é aquele que ensina, mas, sim, aquele que, 'de repente, aprende' (como disse o poeta que olvido). Minha ida a Bauru (grato, Maíra Masiero!), onde passei dois dias produtivíssimos e inesquecíveis, cercado de carinho e atenção por meus 'pares' errepês (professores, profissionais e estudantes), foram dessas situações de pleno aprendizado - experiência humana que enriquece pelo contato, pelo troca, pela construção coletiva. Saí de lá cheio de ideias e inspirações. Uma delas - já adianto - a criação de um 'Consultório de Relações Públicas', a ser implementado no website 'rrpp.com.br'. Além da UNESP (grato, Profa. Raquel Cabral!), tive também a oportunidade de visitar e conceder entrevistas na USC - Universidade Sagrado Coração (grato, Prof. Marcelo da Silva!) - a qual, além do curso de graduação em RP também possui uma especialização 'Comunicação nas Organizações'. Vida longa a todos com que tive o prazer de conviver por dias que pareceram semanas que já me dão saudades. Até a próxima!

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  2. Marcondes, muito obrigada pelas palavras!

    Quem ganhou com a sua presença em Bauru foram os alunos, profissionais e professores que puderam aprender contigo!

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