segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Do trivial variado...

Por Manoel Marcondes Neto


A pedidos do articulista do RPitacos, Manoel Marcondes Neto, o blog divulga a mais recente edição do programa Marketing & Cultura, da Rádio UERJ, apresentado e produzido por Marcondes Neto. O programa é apresentado de forma inédita todas as segundas-feiras, às 10h00 e, em horário alternativo, às quintas, às 16h00. A Rádio UERJ ainda disponibiliza os programas anteriores para ouvir.



De acordo com o autor, é um especial que repercute duas matérias recentes: o crescimento do mercado editorial brasileiro e a crise de credibilidade da Wikipédia, envolvida em censura no Brasil, e “compra de relevância”, com posts e clicagem falsos, na Inglaterra. Na “vitrola”: Chico Science e Bad Company.

Sobrevivendo ao bullying...

No ginásio (sou daquele tempo), começou com a sigla "CDF", o que gerava o preconceito de muitos.

No colegial (Clássico!), continuou com outra alcunha, completamente contraditória: eu era da turma do "fundão" da sala – o que também gerava preconceito... à beça, principalmente entre os mestres.

Depois foram o terno e a gravata na faculdade... de Comunicação Social. Então me tornei um “agente do capital internacional” (!). E a escolha da habilitação, então? Relações Públicas. Hum... e tome preconceito!

Mais tarde, veio a minha queda pelo tal do marketing, e aí fui parar de novo nas hostes internacionalistas... preconceito por que passo até hoje, pois as classes artística e de produtores culturais ainda evitam o termo "marketing" – minha especialidade escolhida (de novo, minoria!). Preferem chamar o seu legítimo querer estar no mercado, compartilhando públicos, de "arquitetura cultural" (*), "engenharia cultural", "atitude cultural".

Extraterrestre.

Em uma reunião de professores iniciantes na ESPM, fui saudado pelo então diretor com uma "carinhosa" expressão (e outra sigla): "o Marcondes é um E. T.". Ele mesmo explicou a “gentileza”: ao invés de mudar de área, eu escolhera fazer graduação, especialização, mestrado e doutorado numa mesma área, a da Comunicação Social. E isso, parece, para aquele senhor, era coisa de outro mundo...

Mas, de alguma forma, devo ter merecido aquele apelido (sintoma comum em bulinados; achar que “merecem”), pois não sou Flamengo nem Corinthians, votei no Brizola para presidente e no Gabeira para prefeito do Rio e não assisti o casamento de Kate e William ou a novela Avenida Brasil: – esse cara não tem jeito mesmo!

(*) Comentário de um remanescente da era dos átomos.

Nicholas Negroponte "marcou um gol" quando em seu livro A vida digital (1995) dividiu a economia em duas eras: a dos átomos e a dos bits. A primeira, bricks and mortar (tijolo + argamassa); a segunda, e-business.

É inegável o avanço que as tecnologias (de hardware, de software, de peopleware e até de um... mindware) proporcionaram em termos de produção, eficiência e riqueza. É inigualável, também, a contribuição que a chamada T. I. trouxe ao conhecimento e àquela área que administra - ou quer administrar - o conhecimento: a educação.

Mas – sempre tem um mas – em termos de educação, há algo mais a considerar: todos nós, dos nonagenários nascidos no início do século XX aos “Y generation”, fomos educados em um sistema formal – pré-internet – baseado em escolas, disciplinas, metodologias e crivos quantitativos e qualitativos de saber – sendo, estes últimos, cada vez mais rigorosos em termos de fontes, referências, testagem e comprovação empírica.

O sistema acadêmico universal, ainda em vigor (e não diviso nem uma sombra pairando sobre ele) sempre foi uma construção coletiva de conhecimento. Cada tese de doutorado, pelo seu caráter referencial ao que fora feito antes e de adição de um conhecimento inédito, torna-se um "tijolinho" do edifício de sua área, esta bastante bem delimitada no contexto das ciências sociais, humanas, biológicas ou tecnológicas.

Há transversalidades. Saberes que desafiam o status quo compartimentado dos departamentos universitários, mas que mesmo assim têm o endereço de equipes ad hoc multidisciplinares controlado pela academia e centros de pesquisa. Mesmo as empresas que inovam com fins lucrativos alimentam-se do conhecimento que, produzido academicamente, recorre a agências de fomento muitas vezes financiadas por recursos públicos.

Bottom line.
Há que se render, ainda, a parâmetros de "velha" economia dos tijolos e argamassa. Já escrevi que a universidade brasileira se reengendra ou morre, mas, por ora, seu modus operandi sobrevive, mesmo que aos trancos e barrancos.

As revistas científicas são online, mas os experimentos médicos, técnicos e sociais têm que ser bastante palpáveis – passam por estudos de campo, envolvem pesquisa de opinião pública e de mercado, experimentações em laboratório e em centros de pesquisa, passam por testes de materiais e implicam na construção de “modelos aerodinâmicos aprovados em túneis de vento”... e por aí vai.

O mesmo traço “físico” ocorre com o livro. Em plena passagem da era "atômica" à digital, o velho calhamaço encadernado, de folhas cortadas e coladas ou costuradas, sempre foi mobile e mais: não requer bateria (poluidora) de lítio ou cádmio e nem corrente elétrica ou iluminação. Vai onde quisermos. Na noite, uma vela (acesa, claro) basta. Pode até ser um pouco amassado para caber no bolso do paletó. E para produzi-lo ainda se precisa de alguém que o edite. Isto dá a credibilidade inicial. A final virá da essência que o próprio conteúdo carregue – fruto das fontes e referências do autor.

Blá Blá Blá “na nuvem”.

A Wikipedia carece muito dessa credibilidade essencial. Alguém pesquisou e encontrou 1.070.000 referências no Google para a palavra “brogue”. Ou seja; muito lixo. Andrew Keen, criador de várias empresas baseadas na internet e autor do livro O culto do amador (2007) adverte: “é a celebração do amadorismo – qualquer um, por mais mal informado que seja, pode publicar um blog, postar um vídeo no YouTube ou alterar um verbete na Wikipedia. Essa anonimato da web – uma mistura de ignorância com egoísmo, mau gosto e ditadura de massas – põe em dúvida a confiabilidade da informação. E a distinção entre especialista e amador torna-se cada vez mais ambígua...”.

Eu mesmo posso relatar uma experiência nefasta.

Tendo realizado uma pesquisa ao longo de anos, no interior do sistema universitário (especificamente no âmbito da USP), tive o lampejo e a generosidade de postar um texto referente aos meus achados incluindo na Wikipedia um verbete sobre o "meu" tema, “marketing cultural”. Pois não é que um anônimo retirou-o? Nova tentativa... e novo “veto”. E o cidadão ainda direcionou os ponteiros da pesquisa de quem quer que fosse buscar na malfadada enciclopédia gratuita e virtual o termo “marketing cultural” para um canhestro conceito que o mesmo explora em seus empreendimentos, o de (sic) “arquitetura cultural”. Um acinte – sobrepor um interesse particular a um achado legitimamente reconhecido pelo sistema acadêmico vigente. Felizmente encontrei alguém com credibilidade (no caso, a editora Ciência Moderna) para publicar o resultado de meu suado trabalho.

Por isso, caros amigos, ainda temos que aprender e fazer muito pelos novos suportes tecnológicos do conhecimento. E, enquanto não trazemos isto à vigência, utilizar as regras do jogo atual da melhor maneira possível, realizando nossas pesquisas no campo (mais que na web) e publicando nossos livros por meio de alguma editora que não seja “a do autor”.

(Publicado originalmente em 28 de março de 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário