quarta-feira, 11 de julho de 2012

Estratégias de comunicação podem acabar em pizza, ou passar por ela?

Por Maíra Masiero

No último dia 10 de julho, foi comemorado, no Brasil, o Dia da Pizza. Segundo relatos de Saul Galvão em seu blog, este dia foi criado em 1985, pelo Secretário do Turismo Caio Pompeu de Toledo que organizou o “I Festival da Pizza da Cidade de São Paulo” e elegeu as 10 melhores receitas da capital paulistana. No dia 10 de julho, ocorreu o fechamento do concurso e essa data foi oficializada como o Dia da Pizza.

Ultimamente, quando se fala no aspecto simbólico desta comida, assemelha-se a algo não se cumprir como o combinado, ou como se a justiça não fosse feita corretamente (exemplo: o julgamento daquele assassino "terminou em pizza" e ele foi absolvido). Porém, o blog RPitacos hoje quer mostrar um lado mais positivo dessa afirmação: uma estratégia de comunicação pode acabar em pizza (ou, ainda, passar por ela e usá-la como protagonista) de uma forma eficiente e agradável. Ou alguém não se lembra da tradicional dupla "pizza com guaraná", eternizada nos comerciais da Antártica?



Várias são as ações publicitárias que apresentam, com destaque, esta comida, para conquistar mais clientes para os estabelecimentos especializados (pizzarias) ou como pretexto para que outros locais façam o seu anúncio.

Num mundo em que a praticidade dos serviços é vista com prioridade, os simples atos de escolher um sabor de pizza dentre tantos disponíveis, ligar para o estabelecimento e esperar o entregador chegar (mesmo que seja o apresentador Luciano Huck) já são demorados para uma geração muito acostumada a ter tudo em grande velocidade.

Por isso, a pizzaria Red Tomato, de Dubai, decidiu inovar, utilizando-se de um ímã de geladeira para que os clientes pedissem, via Bluetooth interligado com o celular do cliente, seus sabores favoritos, já pré-cadastrados no site da empresa. Com o pedido feito, uma mensagem de texto é mandada para o celular, confirmando a ação. Se o cliente desejar mudar o sabor, é só configurar novamente o ímã no site. O que chama atenção também é o comercial desta estratégia, que faz uma analogia a um momento de suspense de um filme, por exemplo, dando mais dramaticidade e diversão ao anúncio.



Um case interessante, que mostra como a pizza pode ajudar na divulgação de diversos estabelecimentos, é o de uma gráfica brasileira, que imprimiu fotos de uma pizza na própria massa para mostrar que seu serviço pode ser feito em qualquer superfície. Foram mais de 400 "falsas pizzas" entregues nas principais agências de propaganda da cidade e, no vídeocase linkado, vários são os comentários parabenizando a empresa pela criativa ação.

Também para se aproveitar desta comida tão apreciada em vários lugares do mundo para anunciar outros serviços, uma agência de Marketing digital teve a ideia de utilizar códigos QR (feitos com molho de tomate) inseridos nas massas das pizzas para acessar um site de recrutamento para novas vagas. A estratégia pode ser considerada agressiva porque as pizzas foram entregues a profissionais de outras agências. O post de hoje se encerra com o video-case desta ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário