sábado, 7 de julho de 2012

Lançamento simultâneo de produtos: oportunidade ou encrenca em dobro?

Por Maíra Masiero

Quando se fala numa competição pelo maior reconhecimento (ou para não perder aquilo que já está solidificado), as ferramentas legais e válidas são amplamente usadas, de forma criativa ou repetitiva, a fim de realmente chamar a atenção para o produto/serviço em questão, principalmente se ele se assemelha a algo já visto: como num espelho difuso, haverá imperfeições, alterações positivas, e estas últimas precisam ser valorizadas.

Um caso muito particular é quando se lança um novo programa numa certa emissora de televisão. O novo sempre causa a curiosidade das pessoas em, pelo menos, assistir à estreia, a fim de julgar e analisar se vale a pena ou não continuar assistindo à atração. Com esse cenário, para as outras emissoras não perderem audiência devido a este "novo", são feitos vários investimentos e prometidas algumas surpresas para os "telespectadores fieis", a fim de assegurar a audiência e até, de acordo com o andamento do programa estreante, conquistar mais telespectadores.

Foi o que aconteceu nas últimas semanas, com o lançamento, nas manhãs da Rede Globo, do programa Encontro, com a apresentação de Fátima Bernardes. Este programa foi idealizado para poder alavancar a baixa audiência da emissora neste período, que permitia à concorrente direta pelo primeiro lugar (no caso, a Rede Record) alcançar esta posição em algumas oportunidades, seja com o jornalístico Fala Brasil ou com o variado Hoje em Dia.

Para enfrentar a estreia da ex-âncora do Jornal Nacional, o programa de variedades da Record, além de trazer quadros mais dinâmicos e que já fizeram sucesso em outros tempos, prometeu uma reconciliação entre Ana Hickmann (ex-apresentadora do matinal) e Chris Flores, depois de uma confusão envolvendo uma crítica pública do marido de Hickmann à Flores. Por fim, isto não ocorreu, porque a apresentadora remanescente da primeira formação do programa sentiu-se mal e não compareceu. Já a visitante formou novamente o "time original" da atração, juntamente com Britto Júnior e Eduardo Guedes. Mesmo com toda esta movimentação, o SBT acabou se aproveitando da exclusividade, neste horário da TV aberta, do nicho de desenhos animados e liderou por algumas vezes nas primeiras semanas sem a concorrência da TV Globinho.

Com base neste caso recente da mídia, pode-se perguntar: e se duas empresas rivais lançassem, ao mesmo tempo, o mesmo tipo de produto? Seria uma grande oportunidade para ambas ou os lançamentos se anulariam? Este caso foi o que aconteceu no último dia 04 de julho: as marcas Nestlé e Vigor colocaram no mercado, neste mesmo dia, uma linha de iogurtes gregos, com mais proteínas se comparada a iogurtes convencionais. Enquanto o iogurte da Nestlé tem cinco sabores e já está à venda nos supermercados, o da Vigor possui apenas duas variações e chega ao mercado até o fim deste mês de julho.

Mesmo com essas diferenças, a quase instantaniedade dos lançamentos pode causar problemas às empresas? Provavelmente, para o consumidor, o benefício é maior, pois haverá uma maior variedade de escolhas para pesquisar e analisar qual é o melhor produto para as suas necessidades. Para os profissionais de comunicação, no entanto, a tarefa de divulgar o produto de maneira eficiente se torna ainda mais difícil, visto que um similar está no mercado no mesmo período de tempo e, se as estratégias de comunicação não fizerem efeito, o lançamento pode ser totalmente comprometido.

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