sexta-feira, 20 de julho de 2012

Amigos pela publicidade - Estratégias de comunicação para o Dia do Amigo

No dia 20 de julho, é comemorado o Dia Internacional da Amizade. Sabe-se que todos os dias são dias de valorizar esse sentimento tão nobre (já dizia o poeta Mário Quintana: a amizade é o amor que nunca morre), e há várias datas que são pontuadas como específicas para se celebrar os bons relacionamentos. Porém, para este dia 20 de julho, há uma razão para que ela fosse considerada internacional, como mostra uma artigo publicado no site Mundo Jovem, sem autoria e ano estabelecidos, que é colocado na íntegra a seguir:

"O Dia da Amizade, também conhecido como Dia do Amigo, foi criado na Argentina pelo professor Enrique Febbraro, que buscava relembrar a data em que os astronautas pisaram na Lua pela primeira vez (20 de julho de 1969). Seu argumento era que, particularmente nesse dia, o mundo inteiro esteve reunido aos três homens que caminhavam pela superfície lunar - um dos maiores marcos da história recente da humanidade.
Em 1979, o governo da província de Buenos Aires tornou oficial a celebração e, desde então, muitos países passaram a adotá-la. Embora não seja considerado um feriado, esta data é uma boa desculpa para promover reuniões de velhos e novos amigos.
Sempre muito respeitado, o Dia da Amizade vem se tornando um fenômeno de massa nos últimos anos. No seu país de origem, a data é tão popular que restaurantes estão com reservas lotadas semanas antes, e a rede de telefones celulares fica congestionada, com tanta gente que tenta se comunicar com amigos.
No Brasil, o 20 de julho também é usado para homenagear as amizades. Festas, presentes e cartões de felicitações estão cada vez mais frequentes por aqui também."

Como pode-se perceber, falar sobre amizade torna-se um fenômeno de massa, principalmente nestas datas pontuais: quem não recebeu, pelas redes sociais, recados parabenizando pela data ou a incluindo num grupo marcado de amigos homenageados com uma mensagem? As empresas também começam a perceber esta moção popular por este dia e promovem ações para relembrar seus públicos e aproximá-los mais das marcas, como será visto no post de hoje.

Para começar, muitos dizem que o cachorro é o "melhor amigo do homem". Então, seria algo justo passar um dia especial com esse companheiro, até mesmo em locais fechados. O Shopping Barra, em Salvador, permitiu, somente no dia 20 de julho, a entrada de bichos de estimação (cães e gatos) de pequeno e médio porte, acompanhados de seus donos e seguros pela coleira, em todo o estabelecimento, exceto em elevadores, cafés, nas praças de alimentação e em lojas que não permitirem a entrada dos animais.

Uma das grandes características de amizades ditas como verdadeiras é o fato de a distância não ter muita importância e que, em qualquer lugar aonde a pessoa estiver, ela sempre será lembrada. Foi pensando nisso que o Guaraná Antárctica promoveu a ação "Amigos até a Lua". Segundo o Portal Meio & Mensagem, a marca vai mandar para a Lua as cem histórias de amizade mais votadas por seus fãs na sua página no Facebook.

Para isso acontecer, há um aplicativo, disponível na fanpage até o dia 27 de julho, que permite registrar uma mensagem que celebre a amizade. A mensagem é postada junto aos outros recados dos participantes e submetida a votação. Quem receber mais votos é incluído na missão inglesa Message to the moon, projeto que enviará uma cápsula com mensagens variadas ao satélite da Terra entre o final de 2013 e o início de 2014. Para certificar o efetivo envio das mensagens, os cem escolhidos receberão um certificado do projeto.

Concluindo o post, dentre as várias iniciativas para tornar o público, usuário dos serviços de certa empresa, um pouco mais "chegado" - fidelizá-lo como amigo -, uma delas é trazer alguma música que traga a amizade como tema principal, como fez a Rádio Globo neste ano de 2012. A seguir, o clipe da música "A Amizade" (cantada originalmente pela banda Fundo de Quintal), para encerrar este post e para desejar um FELIZ DIA DO AMIGO a todos que acessam o blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário