terça-feira, 4 de outubro de 2011

A hora e a vez dos prosumidores (II) - O Extra e a vida em família

Como já foi visto num post anterior, muitas pessoas querem contribuir com as empresas para lançar produtos e conteúdos, seja por conta própria, distribuindo-os através de sites de relacionamento e de compartilhamento de vídeo, seja ajudando empresas já conhecidas a lançarem novos produtos ou remodelarem seus posicionamentos diante dos públicos. Estas pessoas são mais conhecidas como prosumidoras, como mostra o artigo Dias estranhos: publicidade e espetáculo, escrito por Marta de Araújo Pinheiro (2009, p. 06):

"... prosumidores (prosumers) foi o termo originalmente concebido por Alvin Tffler, em seu livro "The third wave” (1980), para identificar um novo tipo de consumidor engajado no processo de produção de significados e ativo no compartilhamento de valores."

Um outro exemplo de como os consumidores podem ser importantes para contribuir com o reposicionamento de uma marca aconteceu com o reposicionamento de marca feito pela rede Extra, que abrange hiper e supermercados, além de drogarias, postos de combustível e minimercados.

Segundo o portal AdNews, a campanha “Por uma Vida mais família”, lançada em 25 de setembro, convida as pessoas para se engajarem num movimento que valoriza os bons momentos em família. Para isso, foram chamadas 90 pessoas, de 20 famílias, clientes reais da empresa, para mostrarem momentos típicos de uma vivência familiar, como pode ser visto no vídeo da campanha, a seguir:


O interessante é que o site da campanha mostra várias promoções, referentes a meses conhecidos por terem temáticas voltadas à família (como o mês de maio - das mães -, de agosto - dos pais -, e de outubro, o das crianças, em que será concedida uma viagem à Disney, com três acompanhantes, para cinco pessoas), e uma "rede social" voltada para a divulgação de fotos e vídeos de momentos em família dos clientes do Extra.

Este simples exemplo mostra como as empresas começam, aos poucos, a entender esta nova fase nesta via de mão dupla: uma parte dos consumidores não querem apenas comprar e consumir o produto para jogá-lo fora depois, mas que querem participar da história da marca; ao mesmo tempo, as empresas querem fidelizar o cliente aos seus produtos. Como se diz no ditado popular, é juntar a fome com a vontade de comer. 

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