sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Contribuição das "folksonomias" no trabalho do profissional de Relações Públicas

Para começar este post, imaginemos uma quantidade enorme de materiais postos num só lugar (por exemplo, num site qualquer). Como achar um determinado produto, ou conteúdo, neste montante considerável de informações? Indo de página em página para achar? Usando o sistema de busca do site? Estas iniciativas podem até funcionar, mas um modo mais prático de se encontrar uma informação específica é utilizando as chamadas palavras-chave que podem ser modificadas, algumas vezes, pelos usuários, formando a chamada folksonomia.

O conceito de folksonomia foi concebido por Vander Wal's e é citado por Maria Aparecida Moura no artigo Folksonomias, Redes Sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais (2009, p. 32):
"[Folksonomia é] O resultado da livre codificação de informação e objetos (qualquer coisa com um URL) para a própria recuperação. A marcação é feita em um ambiente social (compartilhado e aberto a outros). A atividade de codificação é feito pela pessoa que consome as informações."

Resumindo, a folksonomia ajuda a idenificar e a promover uma nova classificação de documentos digitais, gerado por uma nova maneira de "rotular" um produto, um texto ou qualquer conteúdo, através de palavras-chave e tags (marcadores), como muitos blogs - o RPitacos é um deles - utilizam. E como a profissão e a prática de Relações Públicas pode se relacionar com esse processo?

O profissional de comunicação, quando utiliza-se das mídias sociais para compartilhar conteúdos de sua empresa/organização com os públicos desejados - sejam eles internos ou externos -, costuma realizar esta atividade de modo frequente e, às vezes, localizar uma notícia e um assunto se torna uma tarefa complicada sem esta "rotulação" através de tags.

Mas existem algumas desvantagens em utilizar e criar palavras-chave neste processo de folksonomia? Sim, mas elas estão relacionadas à utilização indevida deste processo por usuários, e não à estratégia em si. Um exemplo bem claro de folksonomia está no site de compartilhamento de vídeos Youtube, como mostra o artigo A folksonomia do YouTube, de Lúcio Siqueira Amaral Filho (2009, p. 09-10):

"O YouTube apresenta uma folksonomia estreita, visto que no momento em que o usuário envia um arquivo para o site ele tem a possibilidade de adicionar uma tag ao vídeo. Caso não seja adicionada nenhuma tag pelo usuário, automaticamente o nome do vídeo é utilizado como tag pelo YouTube.
(...)
Com isso, pode-se concluir que o processo de etiquetamento dos vídeos do YouTube apresenta um grande caráter subjetivo, visto que é o usuário quem decide o que deve ser importante o suficiente no momento de definir as tags a serem utilizadas. Esses usuários criam as tags com base numa possível futura busca feita por terceiros, para que seja mais facilmente encontrado o seu vídeo em meio a tantos outros presentes no site, ou seja, as tags são criadas para os outros."

E é com um vídeo esclarecedor sobre folksonomia postado no Youtube que se encerra este post.

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