Porém, não é mais somente desta maneira que se vive um pesquisador. Há alguns métodos em que o agente não precisa, necessariamente, se deslocar de sua casa, de seu computador para poder realizar suas investigações.
"(...) a netnografia é definida como um método de pesquisa derivado da técnica etnográfica desenvolvida no campo da antropologia e, costuma-se dizer que a netnografia tem conhecido um crescimento considerado devido à complexidade das experiências da sociedade digital. Este método é constantemente utilizado por pesquisadores das áreas da comunicação, do marketing, da antropologia e da sociologia. (...) muitos sites descrevem netnografia como o monitoramento de comunidades on-line a fim de se estabelecer hábitos de consumo."
E como a netnografia pode ajudar o profissional de Relações Públicas a entender o ambiente virtual e os relacionamentos que lá se desenvolvem? Como se vê na citação em destaque, esta forma de pesquisa visa a entender os hábitos de consumo de membros de comunidades on-line; não é, porém, apenas o consumo no sentido monetário, mas também em relação ao número de acessos em arquivos como músicas, vídeos, fotos e até mesmo de frases.
Um exemplo está na rede social Facebook, com o botão Curtir/Like servindo como se fosse uma moeda de consumo, em que pessoas "compram" o status dos amigos ou de uma página específica, incorporando aquela ideia no seu cotidiano ou, ao menos, no seu perfil na rede. Uma recente pesquisa da Exact Target, divulgada pelo Blog Mídia8!, mostra qual o real significado deste botão na interação, neste caso, entre consumidores e clientes, no Facebook, Twitter e por e-mail.
Provavelmente, os pesquisadores se utilizaram da netnografia, fazendo parte destas redes para observar o comportamento dos usuários e, depois, se distanciando do objeto de estudo para escrever sobre o assunto. E está é uma das formas que este método de pesquisa pode contribuir para a atividade de Relações Públicas, no conhecimento do comportamento de públicos-alvo de empresas e instituições, dos hábitos sociais e de consumo, entre outros.
Um exemplo está na rede social Facebook, com o botão Curtir/Like servindo como se fosse uma moeda de consumo, em que pessoas "compram" o status dos amigos ou de uma página específica, incorporando aquela ideia no seu cotidiano ou, ao menos, no seu perfil na rede. Uma recente pesquisa da Exact Target, divulgada pelo Blog Mídia8!, mostra qual o real significado deste botão na interação, neste caso, entre consumidores e clientes, no Facebook, Twitter e por e-mail.
Provavelmente, os pesquisadores se utilizaram da netnografia, fazendo parte destas redes para observar o comportamento dos usuários e, depois, se distanciando do objeto de estudo para escrever sobre o assunto. E está é uma das formas que este método de pesquisa pode contribuir para a atividade de Relações Públicas, no conhecimento do comportamento de públicos-alvo de empresas e instituições, dos hábitos sociais e de consumo, entre outros.
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