segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia do Blogueiro - A importância do diário eletrônico para o processo de comunicação

No último dia 20 de março, foi comemorado, em praticamente todo o mundo, o Dia Internacional do Blogueiro, com milhares de postagens ao redor do mundo entre domingo (dia 20) e segunda (dia 21). Porém, também há o chamado BlogDay, comemorado há 5 anos no dia 31 de agosto, data esta escolhida por seus números se parecerem com a palavra blog. Segundo o site divulgador da comemoração já citado (tradução e edição nossas), este dia tem o intuito de que outros bloggers dediquem um dia para indicar e conhecer outras páginas de outros países e áreas de interesse.

Independente deste desencontro de datas, não se pode negar a grande importância deste diário eletrônico para que haja o compartilhamento das mais variadas importâncias, desde fotos, poesias e relatos do dia-a-dia das pessoas, até ideias, teorias, divulgação de produtos, de serviços e de conteúdo acadêmico, entre tantas outras finalidades.

Mas, afinal de contas, o que pode ser considerado como um blog, formato existente desde 1997 na rede mundial de computadores? É o que explica Allysson Viana Martins no texto Blogs, Blogueiros, Blogosfera. Uma Caracterização dos Blogs e dos seus Interagentes, um artigo apresentado no Intercom Junior, na Divisão Temática de Jornalismo, do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (2009, p. 02):

"Em meio à enorme variedade de definições acerca do blog, utilizaremos uma que englobe as conceituações principais, sem esquecer o sentido de completude e precisão. Após cuidadosas revisões conceituais, optamos por designar o blog como uma página de hipertexto pré-moldada na internet, em que os textos, ou postagens, possivelmente aparecem em ordem cronológica reversa, apresentando ainda um espaço para discussão.
Este definição, ainda genérica, demonstra quão livre de amarras pode ser este dispositivo, logo, quão difícil é de conceituá-lo.
"

Sabe-se que os blogs são classificados como integrantes importantes das estratégias comunicacionais (seja estas "autônomas", não pertencentes a uma organização específica, ou de "carteira assinada", vinculadas a uma empresa ou instituição), por trazerem, de maneira mais fluente e simplificada, notícias, artigos e comentários sobre determinados assuntos. Além disso, os diários eletrônicos precisam conduzir seus diálogos através de uma via de duas mãos: ao mesmo tempo que o emissor envia suas mensagens, o receptor, através de um sistema de comentários, possui a oportunidade de elogiar, criticar, opinar e/ou complementar o assunto discutido. É quase inadimissível um blog não possuir um espaço destinado à discussão do conteúdo apresentado.

Um dos vários exemplos da utilização de um blog está nas corporações que, percebendo a grande quantidade de informações compartilhadas por indivíduos nem sempre satisfeitos com as marcas ou com a prestação de serviços feita pela empresa, decidem criar um espaço de apresentação de ideias e de discussão saudável com os internautas. Para isso, é necessário um comprometimento com o que se escreve para poder desfrutar das vantagens de se ter um blog corporativo, como afirma Carolina Frazon Terra em seu artigo Blogs corporativos como estratégia de comunicação (2006, p. 12):

"A criação de um blog pressupõe comprometimentos por parte da empresa e passam pela definição de que departamento ou área será responsável pela publicação e manutenção do veículo. Uma vez determinada a área responsável pela ferramenta, é importante lembrar que o conhecimento da organização, de seus valores, princípios e políticas é essencial para o gerenciamento do instrumento, além de ciência da dinâmica da blogosfera e do dia-a-dia de um blog, primando pela transparência e ética nos tópicos postados. As possibilidades de aproximação com os públicos de interesse, a postura de transparência, a riqueza das informações obtidas, o efeito viral são vantagens e diferenciais competitivos para as organizações que optam pelos blogs corporativos."

Muito se discute sobre a permanência destes diários eletrônicos num cenário preenchido por outras mídias sociais, como, por exemplo, o Twitter com seus 140 caracteres. É necessário entender que uma das vantagens de um blog é, além da já citada riqueza de informações obtidas e compartilhadas, exatamente a quase ilimitada quantidade de caracteres disponíveis para uso, o que possibilita uma liberdade ampliada de expressão e de compartilhamento dessas informações. Resumindo: o blog não morrerá com a disseminação de outras mídias, mas fará parte de uma junção de plataformas para poder ser melhor utilizado, tanto por empresas, quanto por indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário