segunda-feira, 12 de julho de 2010

Twitter na vitória ou na derrota - Vibração espanhola e decepção holandesa

Continuando na mesma tônica do post anterior, ontem foi conhecida a grande seleção campeã da Copa do Mundo de futebol, disputada na África do Sul. Num jogo sofrido, decidido apenas no 2º tempo da prorrogação, os espanhóis venceram a Holanda por 1 a 0, gol marcado por Iniesta, e conquistaram a taça de maneira inédita, enquanto a Laranja Mecânica teve que se contentar, pela terceira vez, com o vice-campeonato. Como os jogadores destas duas seleções que se utilizam do microblog Twitter repassaram seus sentimentos aos seguidores?

Como já fora noticiado aqui neste link, os jogadores espanhóis foram proibidos de acessar as redes sociais, como Twitter e Facebook, durante o período de concentração e a realização do torneio. Os jogadores espanhóis que mais se utilizam do microblog são: o goleiro Iker Casillas, o zagueiro / lateral Sergio Ramos, os zagueiros Puyol e Arbeloa, além do meia Andres Iniesta.

Já a Holanda também proibiu seus jogadores de utilizarem o Twitter por conta de confusões referentes a acusações de racismo, como pode-se ver nesta matéria. Esta seleção possui quatro jogadores de sua seleção integrados ao Twitter: o lateral Gregory van der Wiel, o meia Sneijder e os atacantes Klaas-Jan Huntelaar e Ryan Babel.

Do lado perdedor da decisão, o atacante Klass continua sem postar no Twitter desde 8 de maio. Já Sneijder postou em 1º de julho (abrindo parênteses: como foi que ele conseguiu postar pelo fato da proibição estar em vigor ao time?), véspera da vitória sobre o Brasil nas quartas-de-final:

"Não temos nenhum problema dentro da equipe. Estamos prontos para lutar pela semi-final!"

Já o lateral Gregory repassou uma mensagem dita há 17 horas atrás pelo seu companheiro de seleção, o atacante Ryan (como na sexta, a mensagem será posta na ordem do discurso!):

First of all I wanna thank EVERYBODY who supported me & the team ... !!!
Second: It was a great experience to have the World Cup in South Africa .. I think SA did a great job !!!!
"Primeiro de tudo quero agradecer a todos que me apoiaram e à equipe ... !
Segundo: Foi uma grande experiência de ter a Copa do Mundo na África do Sul. .. Acho que o país fez um ótimo trabalho!!"


Já Ryan aproveita o espaço no Twitter para falar sobre o jogador brasileiro Kaká e a alegria de encontrá-lo depois de um ano de 'seguimento" no microblog, inclusive trocando camisas depois do jogo.

Do lado vencedor e campeão do mundo, o zagueiro Arbeloa teve seu único post anotado no dia 22 de junho, provavelmente por sua assessoria por conta da proibição. Sergio Ramos teve seu último post registrado em 6 de maio e Iniesta, o jogador que decidiu o jogo e o destino da taça, ainda não postou desde 26 de maio, quando falou acerca da proibição do acesso a redes sociais. O goleiro Casillas postou há 10 horas atrás a foto em que ele levanta a taça de campeão do mundo. Até agora, 382 pessoas comentaram, a maioria parabenizando a Espanha pela conquista do título.

Já o zagueiro Puyol já escreveu duas vezes depois da Copa. Há 21 horas atrás, o jogador demonstrou sua alegria com o título e uma foto dele com a taça, que gerou até agora 747 comentários:

"Campeões do Mundo! Obrigado a todos por suas mensagens de incentivo durante este tempo!"

Há 1 hora atrás, Puyol postou outra foto, mostrando a festa armada em Madri para a comemoração do título e demonstrou orgulho em ver tanta gente feliz com a vitória de sua seleção. Com isso, podemos ver a importância do Twitter, não só no âmbito profissional, mas para visualizarmos o comportamento das pessoas em meio a situações opostas: para que todo o mundo possa saber e sentir com os jogadores o que é ser campeão e o que é perder com dignidade, sem precisar ser rude com a imprensa e, principalmente, com a torcida.

4 comentários:

  1. Ah, teu monitoramento no twitter é digno do trabalho de toda uma agência. Show de bola.

    Mateus

    ResponderExcluir
  2. Mateus e equipe do Ocappuccino,

    Receber esta colher de chá, ou melhor, este elogio de vocês me deixa muito feliz e com maior responsabilidade ainda para pesquisar e aprender mais!

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Céus Mah... parabéns... concordo com o Teteu, vc fez um belo monitoramento.
    Fico um tempo para fazer aqui na empresa algo tão preciso.
    Adorei seu post, parabéns novamente...

    Abraços,
    Belle
    @blogabordo

    ResponderExcluir
  4. Belle, obrigada pelos elogios... foi suado para conseguir estes dados, mas consegui! =)

    Abraços!

    ResponderExcluir