segunda-feira, 16 de abril de 2012

Quer RePensar o mundo? - Processo Seletivo RPitacos 2012

No próximo mês de junho, o RPitacos completa 2 anos de atividades no ramo comunicacional. Como já foi dito em outras oportunidades, o blog surgiu em 04 de junho de 2010 sendo apenas um projeto de exercício de leitura, de escrita e, principalmente, do descondicionamento do olhar, com o objetivo de tentar olhar o mundo de um ãngulo diferente, através de conceitos teóricos (seja de Comunicação ou de outras áreas afins) e cases condizentes com a explicação dada. Porém, o que era pra ser um simples blog acabou virando uma paixão e um trabalho, reconhecido por vários nomes da área.

Uma história tão surpreendente (até mesmo para a autora) e que chega ao segundo ano de existência precisaria mudar. Assim como uma criança começa a caminhar com mais liberdade quando atinge esta faixa etária, e que precisa de parcerias para não se perder, o blog quer construir sua história precisando de uma valiosa ajuda. Para continuar a RePensar o mundo, não basta mais uma cabeça pensante: é necessário um novo olhar, uma nova percepção das coisas. E que tal ser você a pessoa que fará a diferença no mundo da comunicação, neste blog?

Por isso, a partir de hoje, está aberto o Processo Seletivo 2012 do blog RPitacos, que irá escolher um novo colaborador para este veículo de comunicação. Mas como participar deste processo?

É simples: basta você, estudante ou profissional da área de Comunicação*, escrever um texto sobre qualquer assunto veiculado à esfera comunicacional (pode ser a análise de um case, um debate ou apanhado teórico, uma aplicação de teoria numa empresa/organização...) e mandar, nas normas da ABNT e, de preferência, no programa Microsoft Word 2003, para o e-mail do blog: rpitacos@yahoo.com.br.

Assim como na ação #ILoveRP de 2010, o limite de caracteres foi determinado em homenagem às datas comemorativas da profissão: mínimo de 1202 (Dia Nacional das Relações Públicas lido em inglês: December, 02nd) e máximo de 2609 caracteres (homenagem ao Dia Interamericano das Relações Públicas), não contando os espaços entre as palavras. Atenção: todas as referências e fontes usadas deverão ser citadas e referenciadas. Podem ser usados vídeos e/ou imagens para ilustrar o conteúdo, desde que sejam referenciados e que contenham boa definição. Os vídeos precisam estar hospedados no Youtube. É necessário identificar em que lugar do texto seria inserido o vídeo ou a imagem.

IMPORTANTE: Não será tolerado plágio, e a pessoa que usar deste delito, seja por descoberta da editora ou dos censores, será automaticamente eliminada do processo. Também não serão aceitos posts que pratiquem preconceito (em qualquer área), racismo, xenofobia, homofobia ou qualquer outra forma de discriminação ou ações para denegrir, atacar ou desmoralizar qualquer pessoa. Porém, serão aceitos também os posts que mostrarem exemplos destas práticas, a fim de combatê-las sob a ótica da Comunicação ou sob a forma de denúncia.

Ao enviar o texto, é obrigatório colocar, no corpo do e-mail, o nome completo, a faculdade em que estuda, o ano do curso em que está (se já é formado, basta só o nome da faculdade) e um mini CV de 200 a 400 caracteres. O prazo para a entrega dos textos será de hoje (16 de abril) até às 23h59 do dia 11 de maio.
Os textos serão avaliados por uma Comissão (explicada a seguir) e a revelação do nome do novo colaborador do blog será feita no dia 04 de junho, data do aniversário do RPitacos. O vencedor do processo será notificado por e-mail sobre todos os detalhes acerca do seu ingresso no blog.

Já que foi citada a Comissão Julgadora do processo, o RPitacos, para avaliar os textos dos participantes, contará com dois censores renomados na área de Comunicação e, especificamente, das Relações Públicas que, juntamente com a editora do blog, irão definir a pessoa escolhida para ingressar no RPitacos. São eles:


- Alexandre Azevedo Magalhães Costa: Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA (no Rio de Janeiro) e em Turismo pela Faculdade da Cidade (no Rio de Janeiro). Especialista em Administração Hoteleira pela Universidade Federal da Bahia e Senac. Mestrando em Gestão Empresarial pela Faculdade Boa Viagem e Professor Universitário nas áreas de Relações Públicas e Turismo desde 1995. É Relações Públicas na Coordenadoria Especial de Relações Institucionais da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, desde 2002. Exerce pesquisas nas áreas de: Memória, Turismo, Hotelaria e Relações Públicas.

- Marcello Chamusca: Doutorando em Educação; mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; pós-graduado em Educação Superior e Novas Tecnologias; graduado em Relações Públicas; pesquisador da área de cibercultura vinculado ao CNPq, desde 2006. É Coordenador do MBA em Mídias Sociais e do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas da Faculdade Batista Brasileira (FBB). Atualmente é secretário geral da Associação Latino-americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil), membro do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC) e membro associado da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP).
Atua como Diretor geral do Portal RP-Bahia; editor do Guia de Relações Públicas na Internet, colunista do Portal Nós da Comunicação. É CEO da VNI Comunicação Estratégica e Digital e como consultor de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras. Organizou os e-books Relações Públicas Digitais (2010), Comunicação e Marketing Digitais (2011) e Relações Públicas Digitais 2.0 (2011); autor dos livros Relações Públicas do Brasil (2007) e Processos Infocomunicacionais e Dinâmicas Territoriais na Cidade Contemporânea (2011); autor de diversos artigos publicados em livros e periódicos científicos da área de comunicação e educação e apresentados/publicados em anais de eventos no Brasil e no exterior. Recebeu vários prêmios por mérito acadêmico e por sua contribuição às atividades de Relações Públicas no Brasil. Foi membro das comissões organizadora e científica da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).

E eles mandam um recado para quem quiser participar deste processo seletivo:

"Aos profissionais e estudantes de Comunicação e Relações Públicas,
No aniversário de dois anos, o Blog RPitacos procura um novo colaborador. Essa é uma boa oportunidade para apresentar ao mundo suas ideias e conhecimentos. Participe!"
(Alexandre Costa)

"Prezados colegas,
No próximo mês, o blog RPitacos faz 2 anos de existência. Esse é mesmo um projeto que merece o nosso respeito e admiração. Nada melhor do que crescer e agregar novas ideias e conhecimentos para comemorar esses dois anos de “vida”...Você, estudante ou profissional de comunicação e relações públicas, pode fazer parte desse crescimento e contribuir para tornar o RPitacos um projeto ainda maior e melhor. E aí? Topa o desafio? Vamos lá, se envolva, contribua para formar massa crítica da nossa área na blogosfera. O RPitacos espera a sua participação!" (Marcello Chamusca)

Participe deste processo! Se houver alguma dúvida, nesta semana, será divulgado o regulamento completo no blog! Se as dúvidas persistirem, é só entrar em contato por e-mail ou pela página do RPitacos no Facebook!

 * a prioridade será dada a participantes da área das Relações Públicas, da Comunicação (de uma forma geral) e áreas afins das Ciências Sociais Aplicadas. Estudantes e profissionais de outras áreas devem levar em conta que a profissão de Relações Públicas é regulamentada pela Lei nº. 5.377/67, portanto devem atentar a ela.

2 comentários:

  1. Maíra!

    Muito interessante mas senti falta de mais detalhes sobre as responsabilidades de quem for selecionado. Periodicidade de postagem, etc...

    Tem como falar mais sobre isso pra gente?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Laís, conforme falei no post, tudo será definido posteriormente com o colaborador escolhido, de acordo com suas possibilidades. Tudo será passado para o e-mail do vencedor!

    Beijos!

    ResponderExcluir