quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tempo, tempo, tempo... como otimizá-lo na comunicação?

O Natal se aproxima, o fim de mais de um ano está chegando... mas não parecia ontem que 2011 estava nascendo? E que o Carnaval, a Páscoa, os dias dos Pais, Mães, Crianças estavam à vista? Nestes últimos tempos, devido ao avanço do processo de globalização e dos muitos compromissos assumidos nas esferas pessoal e profissional, muitas pessoas sentem o tempo passar mais rapidamente.



E como isso é sentido no âmbito organizacional? Segundo Sylvia Constant Vergara e Marcelo Milano Falcão Vieira, no artigo Sobre a Dimensão Tempo-Espaço na Análise Organizacional (2005, p. 115), o tempo e o espaço são indissociáveis, principalmente no começo do século XXI, com a chamada sociedade da instantaneidade:


"O signo do tempo, o tempo cibernético, reduz dramaticamente o espaço mundial referenciado às distâncias. O espaço atual é um espaço global interconectado na instantaneidade e imaterialidade das redes virtuais, por onde se movimentam diferentes formas de fluxos. É da transterritorialidade global que fluem os novos símbolos, as novas formas organizacionais, as novas formas de poder e gestão dos territórios e a nova realidade social. As técnicas que permitem a sociedade da instantaneidade configuram a realidade virtual que domina o mundo das organizações pós-modernas."

E como o profissional de Comunicação pode auxiliar a empresa/instituição em que atua para que esta possa otimizar o seu tempo e, assim, ser mais eficiente e eficaz? Primeiramente, é necessário entender que cada pessoa possui uma visão sobre o tempo e a sua passagem, e isso precisa ser, além de respeitado, utilizado para integrar a equipe de trabalho.

Em segundo lugar, é importante identificar iniciativas para um melhor aproveitamento do tempo como, por exemplo, para a melhor formação e aperfeiçoamento profissional dos funcionários, como mostram Alessandra de Paula et. al. no artigo Gestão do Conhecimento Organizacional: aplicação e desenvolvimento de modelo interativo para a educação à distância (2007, p. 7):

"(...) O EAD busca, ainda a valorização do trabalho em equipes, desenvolvendo competências críticas focadas na organização, com vistas à otimização do tempo e dos resultados. Para que isso ocorra, é importante que a organização e seus funcionários estejam adaptados a essa nova realidade. Cabe à mesma investir na sua infra-estrutura tecnológica com estruturação de cursos on-line, através de parcerias estratégicas com empresas fornecedoras de software e hardware ou empresas produtoras de conteúdos. Faz-se necessária a participação de novos profissionais que não que não existiam no modelo de ensino tradicional."

Enfim, o tempo precisa ser visto como um aliado para os objetivos da organização, e não o contrário. Com aquele pensamento, mais uma certa dose de um competente planejamento, os resultados desejados sairão com maior fluidez.

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