quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O futuro já começou - Comunicação por uma vida mais saudável

Muitas pessoas acabam, por meio do grande avanço tecnológico, se dedicando mais a atualizar os seus perfis nas redes sociais, sentados diante de um computador ou de outros dispositivos, do que a "atualizar" a sua saúde, praticando atividades físicas. Isso acontece muito principalmente com várias crianças, que ficam horas e horas na Internet e desenvolvem um risco grande de obesidade, como mostram Geralda Nascimento, Lessandra Benevides de Araújo, Marlene Ferreira de Abreu e Philemon Arantes Ribeiro no artigo O Comportamento dos Pais, Educadores e Sociedade frente à Obesidade Infantil em Morrinhos - GO (2011, p. 17):

"Conscientizar a sociedade da importância das atividades físicas regulares como fator de prevenção da obesidade infantil, levando pais e educadores a incutir nas crianças a necessidade de uma urgente mudança de hábitos, abandonando o modo de vida sedentário, advindo das novas tecnologias (como TV e o computador) partindo para a redescoberta de modalidades esportivas (natação, futebol, danças, lutas, etc.) e lúdicas (corridas, caminhadas, passeios de bicicleta) que integrem toda a família num estilo de vida saudável e prazeroso."

Vendo esta situação, os órgãos competentes na área de Comunicação e de Publicidade já possuem uma estratégia para amenizar essas consequências: a FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda) participa da campanha O Futuro Promete. Eu Quero Chegar Bem Lá, lançada no último dia 18 de novembro. Segundo matéria publicada no Portal Exame, essa é a primeira grande campanha publicitária de massa realizada no Brasil para incentivar os hábitos saudáveis e a melhora da qualidade de vida das pessoas.

Quando o site da campanha é aberto, a primeira página já pergunta a idade do internauta que visita o endereço. Após isso, é mostrado um vídeo de acordo com a resposta dada anteriormente, ou seja, um exemplo de como se movimentar e ter hábitos saudáveis de acordo com a faixa etária correspondente, como este vídeo para as pessoas com idade aproximada a 20 anos.


Ainda no site, há um espaço específico para as empresas que desejarem aderir a esta ideia, por meio de uma logomarca exclusiva, e a mostra das campanhas publicitárias da ação, tanto na mídia televisiva, quanto nas revistas. É mais uma iniciativa de comunicação que busca retirar as pessoas de uma atitude passiva para, conscientizando-se da situação em que vivem, mudarem seus hábitos e terem uma vida mais saudável no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário