sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dia Nacional das Relações Públicas - Uma palavra, uma profissão, um reconhecimento

Dia 2 de dezembro. Para muitas pessoas, mais uma data no calendário, mais um dia como qualquer outro, com seus compromissos e desafios, com suas alegrias, aventuras e esperanças (ainda mais quando coincide com uma sexta, no caso de 2011). Mas, para os profissionais e estudantes de Relações Públicas (e também para aqueles que, mesmo sem ser da área, valorizam esta profissão), este dia tem um significado a mais.

O Dia Nacional das Relações Públicas foi instituído em 14 de junho de 1984, através da Lei nº 7.197, e o dia 2 de dezembro foi escolhido para homenagear a data de nascimento de Eduardo Pinheiro Lobo, patrono da profissão e responsável por instituir o primeiro departamento de Relações Públicas do Brasil, em 1914. De lá para cá, muitos fatos aconteceram, muitos estereótipos (positivos e negativos) surgiram, muitas conquistas, planos, comemorações, iniciativas...

E como nós, amantes desta profissão, podemos dar um significado ainda maior para esta data?

Pode-se pensar em várias respostas que se interrelacionam. O 2 de Dezembro significa questionar. Afinal de contas, o que é ser um relações-públicas? Como entender esta profissão em poucas palavras? Este foi o grande objetivo da pesquisa de opinião aplicada pelo RPitacos no mês de novembro, e o resultado... bom, o final deste post mostrará...

O 2 de Dezembro significa também refletir. Refletir sobre como o RP pode se comportar e agir nos próximos anos, em quais aspectos esse profissional poderia modificar a sociedade em que vive, pensar em novos mercados e no que o relações-públicas pode auxiliar nestes novos nichos.


E - por quê não? - o dia 2 de Dezembro significa comemorar, sim: mostrar a importância da profissão às pessoas, principalmente as mais próximas, e poder falar que tem orgulho de ser profissional de Relações Públicas, não desemerecendo as outras profissões, mas simplesmente valorizando a sua escolha, feita num certo dia em que cada um escolheu seguir esta profissão,  sejapelo vestibular ou por outras circunstâncias, por uma "paixão à primeira vista" ou mesmo "caindo de para-quedas" para se apaixonar posteriormente.

Enfim, o dia é para agrupar todos estes significados e é para ser lembrado sempre. Agora, um vídeo feito especialmente por este blog para comemorar o dia 2 de dezembro e para mostrar o que é ser um relações-públicas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário