segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A educação que começa do berço - Práticas de comunicação em volta da sustentabilidade infantil

Ultimamente, a sustentabilidade é um dos temas mais discutidos e mais visados pela sociedade, seja pela proibição do uso de sacolas plásticas em supermercados, ou por outras questões mais polêmicas, como a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Enfim, é frequente observar, nas mídias, os conceitos de sustentabilidade e como eles podem ser aplicados na vida cotidiana das pessoas.

Porém, esse contexto de sustentabilidade pode ser incorporado a outros públicos específicos, como às crianças. Há um dito popular que expressa que "a educação vem de berço", ou seja, os valores que as pessoas adquirem durante a infância, geralmente, acompanham-nas por toda a vida. Por que, então, não associar esta ideia a um valor tão presente nestas últimas décadas, que é a sustentabilidade, em seus mais variados tipos - ambiental, social, dentre outros?
Há várias maneiras de inserir conceitos de sustentabilidade de forma lúdica e simples para o público infantil. Um exemplo é o Esquadrão Verde Tang, que possui o objetivo de conscientizar as crianças, especialmente as de 8 a 13 anos, sobre a reciclagem. O conteúdo - vídeos, missões, atividades e jogos - é gratuito, porém é necessária uma autorização do responsável para que a criança possa participar e acumular pontos de várias formas, como reciclando embalagens da marca. Até o momento de fechamento deste post, mais de 1 milhão e meio de embalagens foram reciclados.

A iniciativa da marca de sucos ainda trouxe ao Brasil um recorde mundial, oficializado pelo Guinness Book em setembro de 2011: o de maior escultura feita de material reciclado do mundo, no caso, o robô Tangobô, com mais de 15 metros de altura. Para que este recorde fosse possível, foi feita uma mobilização on-line entre Tang e os consumidores, com foco justamente no público infantil, e o robô foi apresentado num evento público no dia 10 de setembro, com as presenças dos apresentadores Yudi, Priscila e Gugu Liberato.

O interessante é que, num dos comentários feitos sobre este vídeo institucional, um usuário comentou sobre uma provável propaganda enganosa por parte da empresa, já que, no final do comercial, foram soltados balões de borracha que cairiam no solo posteriormente. O perfil oficial do esquadrão, que postou o vídeo, conseguiu conter esta possível crise com a seguinte resposta: "os balões utilizados no evento são 100% biodegradáveis. Dentro de cada um deles havia sementes de girassol e quando caiam no solo semeavam novas flores no Parque do Carmo."

Foi uma grande prova de que a sustentabilidade pode, sim, ser ensinada às crianças de maneira a incentivar o engajamento e o trabalho em equipe, e isto é refletido na música-tema deste vídeo, que é uma adaptação do sucesso da banda Survivor, "Eye of the Tiger", mais conhecido entre os brasileiros por ser tema do filme "Rocky, o lutador" e das lutas de boxe internacional exibidas pela Rede Globo.



Como um outro poeta já dizia, "hoje é a semente do amanhã". A importância, portanto, de ações comunicacionais para incentivar as crianças a terem ações sustentáveis pode ser a semente para uma geração mais consciente da situação crítica em que se encontra a natureza. Logicamente, a parte comercial e a grande divulgação da marca também são computados nestas estratégias, que contribuem para que a empresa possa ser, de certa maneira, bem vista pela sociedade.

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