quinta-feira, 28 de julho de 2011

Saber falar e saber ouvir (IV) - Kassab e o astral dos moradores de rua

Nunca é demais lembrar que as redes sociais, geralmente, não são ninhos restritos ou privativos: o que se faz e fala na Internet pode acarretar em consequências, positivas ou negativas, para a imagem de uma marca ou de uma pessoa, seja ela uma celebridade internacional, um político ou um colaborador que critica a empresa em seus perfis nas redes sociais.

Muitas vezes, algumas marcas ou indivíduos constroem seus perfis nas redes sociais sem constar uma finalidade de interação com o público e, quando tentam construir, o fazem, em certos momentos, de forma impensada e infeliz, como mostram os autores Carolina Presotti Almeida e Leonardo Magno Lopes da Silva no artigo Comunicação corporativa nas mídias sociais: o Twitter como ferramenta de relacionamento entre organizações e seus públicos (2011, p. 03):

"É possível que algumas empresas entraram nas mídias sociais para afirmar a imagem de “antenadas” ou modernas para o mercado. Entretanto, os consumidores passaram a exigir mais do que a presença nas mídias. Eles reivindicavam informações mais detalhadas, além de cobrar um atendimento mais adequado nesses ambientes, como interatividade ou agilidade. (...)"

Este atendimento adequado, quando consideramos o aspecto comunicacional, pode se referir também a como uma frase ou notícia é repassada ao público, desprovida de estereótipos, preconceitos e de expressões inadequadas. Um dos mais recentes casos de declarações polêmicas nas redes sociais foi a frase dita no microblog Twitter, no dia 25 de julho de 2011, pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, durante uma visita a um albergue da Zona Leste da capital paulista. O político escreveu: "O astral dos moradores de rua está muito bom, acho que é porque o frio deu uma trégua hoje" .

Muitos perfis no Twitter se indignaram com o post do prefeito, uns alegando que este não teve sensibilidade na hora de elaborar a frase e outros atribuindo até slogans e perguntas consagradas, como "@gilbertokassab_ por que no te callás (sic)?", dentre outras postagens criticando a forma de se expressar do político. Segundo o portal de notícias G1, Kassab não acreditou que sua frase foi mal interpretada, mas que a polêmica teve um "componente político". A resposta dele aos comentários sobre a frase foi:

“Vocês sabem que essa guerra no Twitter tem uma guerrinha política também. Eu vejo com a maior humildade qualquer manifestação. Acreditem em mim, é um trabalho extraordinário [feito no albergue Arsenal da Esperança]”. (...)
“É uma polêmica positiva até porque dá visibilidade para que as pessoas possam acompanhar o excelente trabalho que existe na cidade de São Paulo com relação aos albergues” 

Além disso, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura explicou que Kassab estava se referindo ao astral dos moradores de rua que se encontravam no albergue, e não aos que continuavam nas ruas (informações retiradas do site da Band). Mesmo com este esclarecimento, não se pode negar que a maneira com que o político colocou a sua frase foi ambígua e provocou esta confusão e, provavelmente, uma modificação negativa em sua imagem. Nas "passarelas públicas" nas quais as redes de relacionamento se tornaram ao longo dos anos, qualquer passo fora da linha é sinônimo de queda, mesmo que seja leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário