terça-feira, 19 de julho de 2011

Parece, mas não é - O uso de publicidade subliminar e marketing de emboscada na divulgação de marcas

Mas o que poderia ser chamado de marketing de emboscada? É uma ação estratégica que tira proveito publicitário utilizando-se de um espaço num veículo de comunicação sem oficializar um contrato com os detentores do direito. Sérgio Almeida (2001, p. 11), citado por Letícia de Carvalho Viegas na monografia Fidelização dos clientes da CEJ Implementos Agrícolas LTDA (2010, p. 24), mostra como esta prática pode ser importante para a manutenção da presença das marcas no mercado:

"Praticou-se durante todo o século passado o "marketing de emboscada". O marketing que objetivava unicamente atrair o Cliente. "Atrair" já não é mais suficiente. Hoje, mais ou tão importante que "atrair" Clientes é ter a capacidade de mantê-los na empresa, fazer com que eles voltem sempre para fazer negócios. Isso é fidelização!"
 
Uma das estratégias para 'atrair" estes clientes é mostrar a marca da empresa em situações não tão comuns ao contexto em que esta se encontra. Até mesmo uma aparentemente simples comemoração de um gol no futebol pode abrigar um marketing de emboscada. No dia 10 de julho deste ano, o time do Palmeiras derrotou o Santos por 3 a 0, em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Os gols do time foram marcados por Maikon Leite, Maurício Ramos e Patrick e, nas comemorações, os atletas simulam dirigir um carro.

Neste caso, porém, não é um carro qualquer: desde junho de 2010, o clube tem como um de seus patrocinadores, a montadora Fiat e, para celebrar os 35 anos de atividades no Brasil, a marca orienta os jogadores a fazerem estas simulações, além de expor a hastag #Fiat35anos nas costas das camisas dos atletas, como se pode ver no vídeo a seguir. Uma ação simples, que envolve uma grande paixão dos brasileiros - o futebol -, e pontual que, aliada com o desempenho do time na partida, pode ser associada a bons resultados também no aspecto financeiro.



Por sua vez, também é muito utilizada pelas empresas a técnica da propaganda subliminar que, segundo as autoras Lidiane Patrícia da Cruz Fernandes e Robéria Nádia Araújo Nascimento no artigo O que há por trás da nuvem de fumaça: Uma análise das embalagens de cigarro (2010, p. 7), é "toda e qualquer influência captada pelo inconsciente do consumidor, afetando a decisão deste no ato da compra sem que ele perceba que está sendo induzido."

Há uma certa polêmica em relação à existência ou não de mensagens subliminares em músicas e propagandas, principalmente as de teor satânico, porém o que importa neste post é como as pessoas são influenciadas pelas mensagens que vão além dos aspectos mais visíveis ao consciente humano.

O mais interessante é que até mesmo profissionais renomados e experientes da propaganda que "provocam", de uma certa maneira, estas influências, acabam sendo também influenciados, até mesmo no ato de criar uma campanha publicitária por aquilo que não se percebe à primeira vista, mas que permanece no inconsciente das pessoas. Foi o que tentou provar o mentalista britânico Derren Brown neste vídeo que encerra este post.

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