No dia 30 de junho, o portal Exame trouxe uma reportagem especial sobre as estratégias que algumas marcas utilizam no mercado para se diferenciar, não só em relação aos preços e à qualidade do produto ou serviço anunciado. Dentre estas técnicas para promover um discurso coerente e uníssono da marca, o processo de branding é um dos mais visados. Mas o que significa este termo? Utilizando-se de vários autores, Sandra Regina Rech e Daniela Nunes Farias, no artigo O branding como vantagem competitiva para marcas do setor de moda (2008, p. 03-04), mostram, resumidamente, como houve a origem do termo branding e como esta prática se popularizou no Brasil.

Muitas vezes, como foi dito na citação anterior, é necessário realizar um trabalho além do viés mercadológico para reforçar a imagem da marca e promover valores e atitudes que beneficiem a comunidade como um todo, e não somente o aspecto financeiro da empresa. Um exemplo de como isso pode acontecer está presente na indústria de comésticos Natura que criou, em 2005, o Movimento Natura, com o objetivo, segundo o site oficial do projeto, de desenvolver e incentivar vários projetos para transformar o país em um local melhor para se viver, engajando milhares de consultores em projetos como o AfroReggae, Canta Brasil (apoiados pela Natura), Crer para Ver e Respeito SP (idealizados pelo Movimento), dentre outros.
A seguir, está um vídeo institucional do Projeto Reciclagem, também idealizado por este Movimento, em que consultoras e consultores Natura recolhem voluntariamente embalagens de produtos e as direcionam para cooperativas de catadores, gerando menor impacto ambiental e inclusão social para as pessoas que ali trabalham.
E como os profissionais de Relações Públicas podem interferir para que o processo de branding possa funcionar com eficiência e gerar os resultados necessários? É necessário entender que o processo de gerir uma marca passa por várias facetas de responsabilidade deste profissional, como o monitoramento da imagem e reputação da marca, da qualidade dos relacionamentos entre os públicos interno e externo e da inserção de um conceito de marca. São estes aspectos que os autores Marcello Chamusca, Márcia Carvalhal e Henrique Wendhausen destacam no artigo As Relações Públicas como Ferramenta de Branding (2006, p. 13):
"(...) o branding pode ser uma ótima oportunidade para as relações públicas se valorizarem no ambiente corporativo e se estabelecerem como ferramenta útil de qualificação das relações organizacionais, uma vez que, a cada dia, percebemos a necessidade das grandes corporações buscarem a excelência nos relacionamentos como forma de estabelecerem e ampliarem seus negócios, além do desenvolvimento grandes marcas, cheias de significação, para uma sociedade dominada pelo consumo de significados."
Com isso, pode-se ver a importância do uso coerente e eficiente da Comunicação para construir um sólido branding para as empresas e suas marcas, e evitar que sua imagem se edifique sobre a areia e acabe se deteriorando na primeira "crise-tempestade" que houver.
Com isso, pode-se ver a importância do uso coerente e eficiente da Comunicação para construir um sólido branding para as empresas e suas marcas, e evitar que sua imagem se edifique sobre a areia e acabe se deteriorando na primeira "crise-tempestade" que houver.
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