segunda-feira, 25 de julho de 2011

Antes da bola rolar - Importância do diagnóstico para o processo de planejamento

O título deste post quer chamar a atenção para uma comparação metafórica entre o início do processo de planejamento e um treino de futebol. Mas o que realmente uma situação tem a ver com a outra?

Geralmente, quando um time de futebol vai jogar num campo completamente desconhecido ou que passou por mudanças significativas desde a última partida em que se disputou ali, é feito um treino de reconhecimento do gramado, a fim de verificar as suas condições - se, por exemplo, a drenagem está funcionando de maneira adequada ou se não há falhas na composição do gramado, como os chamados "morros artilheiros" - e de adaptar os jogadores e o esquema tático da equipe ao tamanho e condições do campo.
Como exemplo desta prática, um vídeo do reconhecimento do gramado do estádio Mario Alberto Kempes, da cidade argentina de Córdoba, onde a seleção brasileira fez sua segunda partida pelo grupo B da Copa América no dia 09 de julho de 2011, contra o Paraguai.
Metaforicamente, esta prática também acontece quando uma nova estratégia de comunicação surge ou se começa um novo projeto ou etapa produtiva numa empresa ou instituição: é necessário entender as condições do "campo de jogo", ou seja, o contexto situacional em que se encontram as pessoas e as situações que serão afetadas por este projeto, para não ser surpreendido com possíveis problemas e dificuldades.

Também é importante perceber se os "atletas" (no caso, os colaboradores/equipes de trabalho) e se os recursos financeiros e estruturais são suficientes para que a ideia possa sair do papel. Para isso, feita esta relação de fatores, realizar um bom diagnóstico, princípio de todo planejamento eficiente, é fundamental para que os resultados desejados aconteçam de fato.

Um exemplo de como o diagnóstico ajuda no exercício do planejamento é vísivel quando aplicado numa pequena empresa, como mostram Ana Cláudia Fernandes Terence e Edmundo Escrivão Filho no artigo As particularidades das pequenas empresas no planejamento estratégico: a elaboração de um roteiro prático (2001, p. 598):

"O diagnóstico estratégico pode ser dividido em análise externa, análise interna e determinação dos fatores críticos de sucesso. A pequena empresa encontra algumas dificuldades no levantamento das informações necessárias para o desenvolvimento do diagnóstico estratégico. Desta forma, as análises ambientais devem ser feitas a partir de alguns itens básicos, fazendo-se importante ressaltar que, quanto mais informações a equipe conseguir levantar, melhor será a elaboração do planejamento estratégico."

Esta última frase do excerto apresentado anteriormente reflete esta comparação: assim como o treinador de futebol precisa deste treino de reconhecimento para verificar as condições de um estádio, o profissional responsável pelo planejamento necessita observar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças de cada situação. Para os Relações Públicas, uma das profissões responsáveis por este planejamento, as pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas são essenciais para que o diagnóstico seja bem sucedido.

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