quinta-feira, 9 de junho de 2011

Relações Públicas nas ONG's - Muito além de uma simples comunicação

*Os próximos três textos do RPitacos (hoje, amanhã e sábado) fazem parte de um novo projeto do blog chamado RPrestigiando, que tem o objetivo de valorizar os eventos da profissão, através da divulgação e da cobertura dos principais tópicos de cada um.

Nos dias 7, 8 e 9 de junho, acontece a X Semana de Relações Públicas da UNESP Bauru, organizada por alunos do 2º ano do curso como parte da disciplina Técnicas de Relações Públicas, e que traz, neste ano, um tema pertinente no cenário comunicacional e social: a comunicação pública, nas suas mais variadas vertentes, desde os principais conceitos até a aplicação destes, tanto inseridos nas Organizações Não-Governamentais (ONG's), quanto na comunicação governamental. Segundo o site oficial do evento, os objetivos desta Semana são:

"Aproximar os graduandos do curso de Relações Públicas com o mercado de trabalho através de oficinas, palestras e visitas técnicas, visando crescimento técnico e teórico-profissional.
Capacitar o grupo para a organização de eventos enquanto técnicas de comunicação dirigida.
Mensurar os resultados através de pesquisa de opinião aplicada no último dia do evento."

Como se pode ver, o evento traz, além de temáticas interessantes e pertinentes, uma experiência duradoura para o grupo organizador que pode aprender, com os erros e os acertos, como organizar um evento importante e aplicar as técnicas apreendidas nas disciplinas da Graduação. Por isso, o blog RPitacos oferece, humildemente, seu espaço para cobrir as palestras noturnas do evento e mostrar a importância da Semana de Relações Públicas para o desenvolvimento teórico e prático dos alunos, além de valorizar a profissão em seus mais diversos campos de atuação.

Nesta última quarta-feira, a temática das palestras foi voltada para a atuação do profissional de Relações Públicas nas ONG's, com a participação de Viviane Nebó - formada em Relações Públicas (UNESP) em 2003 e que desenvolveu durante sete anos projetos na Escola da Cidadania do Instituto Pólis e em outras ONGs como Cebrap e Ação Educativa - e do Grupo AGR (Ação, Gestão e Responsabilidade), formado por alunos do 4º ano de Relações Públicas da UNESP, que aplica as teorias de Relações Públicas para transformar a sociedade através de vários projetos, alguns deles reconhecidos nacionalmente e premiados no EXPOCOM Regional e Nacional 2010.

O que é importante ressaltar das palestras proferidas são dois aspectos importantes para o graduando que deseja trabalhar nesta área da comunicação no Terceiro Setor: Nebó salientou, em sua palestra, a importância de conscientizar as empresas parceiras dos projetos desenvolvidos por essas organizações que os resultados em relação à imagem destas, geralmente, são processuais, não aparecem num curto prazo.

Além disso, o profissional de Relações Públicas que deseja realizar seu ofício nesta área necessita possuir uma visão política e crítica apurada das situações que o rodeiam, além de entender que as pessoas que o acompanharão nestes projetos são humanas também, passíveis de erros, com seus egos e comportamentos, porém a visão de uma sociedade melhor deve nortear os pensamentos dos atores sociais destas organizações.

Outro tópico importante levantado por Taís Moura Machado, representante do grupo AGR na discussão, serve não somente aos interessados no trabalho com as ONG's, mas para todos os alunos de Relações Públicas: é possível, sim, realizar um trabalho grande e significativo, tanto pessoalmente quanto profissionalmente e socialmente, ainda no tempo da graduação. Não é necessário esperar o fim do curso para pensar mais longe, para realizar trabalhos que podem mudar a vida de muitas pessoas, a estratégia de empresas, o clima organizacional de departamentos, um ambiente específico numa cidade, dentre outros projetos.

Pode-se concluir, a partir destas declarações, que o trabalho de Relações Públicas numa ONG vai além do simples (não tão simples) ato de comunicar algo, mas consiste, muitas vezes, em sair dos escritórios, arregaçar as mangas, lutar pelos valores em que se acredita, valorizar a participação de outras pessoas neste processo, entendendo que a cidadania é construída por muitas mãos.

2 comentários:

  1. Olá Maíra!
    Agradecemos pela menção ao grupo e parabenizamos sua iniciativa em valorizar os eventos de RP em nossa faculdade. É muito gratificante ver a repercussão de nosso trabalho e o prestígio de outros estudantes.
    Muito obrigada!
    Abraços,
    Taís Machado

    ResponderExcluir
  2. Olá Taís!

    Agradeço as suas palavras e parabenizo, mais uma vez, o seu trabalho e o de todos os membros deste grupo, que tanto orgulha o curso de Relações Públicas da UNESP Bauru!

    Abraços!

    ResponderExcluir