Uma matéria publicada no portal da revista Exame no dia 20 de junho mostra especialistas que ressaltam a importância do investimento das empresas em inovação, tecnologia e criatividade. Há uma frase marcante nesta reportagem que delimita exatamente quais marcas podem se sobressair em seu nicho de atuação, em relação a esses três fatores já citados:
"Hoje, definitivamente, estamos divididos em dois mundos: o virtual e o da realidade. Na prática, saem na frente aquelas marcas que jogarem bem nos dois mundos, utilizando a inovação a favor da comunicação e do público."
Vê-se, nesta afirmação, que o fator comunicacional é importante para que uma empresa possa ser bem sucedida, afinal, como uma marca pode desejar um sucesso duradouro e uma imagem consolidada no mercado se não tiver uma estratégia de comunicação sólida e focada em compreender o público para que este compreenda os valores por detrás de uma propaganda da empresa, por exemplo.
Como o profissional de Relações Públicas pode contribuir para que este processo de inovação e criatividade, juntamente com o desenvolvimento das novas tecnologias? Sonia Aparecida Cabestré e Regina Célia Baptista Belluzzo no artigo Desenvolvimento e inovação no cotidiano do profissional de Relações Públicas, presente no Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional (2008, p. 151):
"(...) pode-se dizer que, na atualidade, o conhecimento é o principal fator de inovação disponível ao ser humano. Não é apenas um recurso renovável - é um processo dinâmico que acompanha a vida humana, requerendo a criação de ambiência de comunicação e compartilhamento de infornação in continuum nas organizações.
Diante do exposto, destaca-se a necessidade de uma reflexão crítica para redimensionar políticas e estratégias de ação, com a finalidade de viabilizar eimplementar propostas de trabalho que considerem a adoção de práticas degestão do conhecimento no contexto organizacional."
Logicamente, os aspectos tecnológicos, as máquinas físicas são importantes para que a inovação aconteça; porém, sem a racionalidade e a criatividade humana, os resultados positivos se tornam praticamente improváveis. Um exemplo disso está na premiação, desta semana, do Festival de Cannes, na França, em que muitos exemplos de criatividade e inovação foram premiados.
Na categoria de Relações Públicas (PR Lions), para destacar uma das premiações, o Leão de Ouro ficou, pela primeira vez na história, com um case brasileiro. O projeto Skankplay foi uma iniciativa do coletivo DontTryThis e já foi vista neste blog. A ação é um videoclipe colaborativo, em que os internautas tocam uma música com os integrantes da banda Skank e criam versões do clipe da música "De Repente". Abaixo, o clipe oficial número 1, com os integrantes da banda intergaindo com outros músicos.
Já o Leão de Prata ficou para o case "Paz Social", desenvolvido para o governo do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o site Brasil Econômico, houve uma implementação de estratégias e ações de comunicação nas redes sociais e nos canais oficiais do órgão público durante o processo de retomada e ocupação da região do Complexo do Alemão pelas forças policiais, em novembro de 2010.
Como pode-se observar, as inovações e as ideias criativas, formuladas pelos profissionais de Comunicação, são importantes para todos os setores da economia, seja em órgãos públicos, seja à serviço de uma banda ou, no caso do Grand Prix de 2011 do PR Lions, de uma instituição financeira, como o National Australian Bank.
A campanha "Break Up" consistia numa carta impactante publicada em grandes jornais em que ele "rompia" com seus rivais. A campanha teve uma grande repercussão nas mídias, inclusive no online e em redes sociais como o Twitter. Para encerrar este post, o vídeo do vencedor do Grand Prix 2011 do PR Lions.
Nenhum comentário:
Postar um comentário