terça-feira, 28 de junho de 2011

Comunicação e boatos na cobertura jornalística - Amin Khader não morreu

É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido algum boato sobre algo ou alguém, seja em conversas informais, programas de entretenimento ou mesmo jornalísticos. Mas até que ponto "contar um conto e aumentar um ponto" é considerado uma brincadeira sem consequências mais sérias? Fábia Angélica Dejavite, em seu artigo O jornalismo de celebridade e a propagação do boato: uma questão ética (2002, p. 05) discorre sobre os riscos de um boato, contado por muitos, ser retratado como uma verdade absoluta.

"Ocorre que, atualmente, os meios de comunicação são os grandes propagadores do rumor, acelerando-o e dando-lhe créditos (aumento do seu efeito psicológico). Assim, o boato ganha
status de informação, tornando-se sinônimo de verdade, pautando as conversas, ou mesmo a imagem/reputação, que um grupo/pessoa/instituição pode fazer do outro.
Entretanto, quando se pensa em jornalismo, parte-se do princípio que as notícias, antes de serem publicadas, passaram por uma série de cruzamentos, pois a matéria-prima do jornalismo é a informação, e seu compromisso maior é com a verdade dos fatos.
Só que nem sempre isso acontece."


Uma notícia que repercutiu no início da manhã desta terça-feira, dia 28 de junho, foi o anúncio da morte do promotor de eventos e repórter da Rede Record Amin Khader, vítima de um ataque cardíaco na Barra da Tijuca aos 52 anos na madrugada desse dia. A informação partiu de uma empregada que avisou o amigo e também promotor David Brazil do ocorrido, e ele postou em seu Twitter se espalhou por vários sites de notícias, como o da Band e Jornal do Brasil, entre outros, e foi, inclusive, divulgada pelo programa Hoje em Dia, em rede nacional, no vídeo que é mostrado a seguir.



O fato mais impressionante desta história não é o falecimento do artista, e sim que ele não morreu. Amin foi visto com a atriz Susana Werner numa praia carioca e desmentiu a sua própria morte, classificando esta informação de uma brincadeira de mau gosto. Já David Brazil desabafou em seu Twitter sobre a farsa e praticamente rompeu a amizade com o promoter:


"Vou contar toda a história dessa farsa do Amim, ontem a noite ele me ligou que estava com dor no coração e estava indo para o hospital / Falei que era ar, que estava chegando de Manaus muito cansado e ia dormir, pois hoje cedo tinha que ir trabalhar na @radiofmodia / Acordo hoje tem um recado dele na minha caixa postal dizendo que tinha dado uma vontade louca de falar comigo, uma coisa estranha / Tô na @radiofmodia quando a sobrinha dele MARIANA, me liga aos prantos "David o tio morreu, meu tio morreu" fiquei em apavorado / Ela contou detalhes, que a empregada dele Maria, ligou pra ela desesperada, que ele nao acordou, ela chamou os porteiros e viram que / Ele tinha morrido, sai da radio desesperado pra casa dele, chegando lá, vem um porteiro e fala: recebemos um comunicado da administração / Que o Amim tinha falecido e seu corpo tinha ido pra Petrópolis, liguei pra @radiofmodia avisando que nao ia voltar pois era verdade a morte / Corro pra casa da minha amiga Flavia Costa e Paulão, tomo calmante, peço pra irem pra Petrópolis comigo atras da casa do irmão / Estou indo pra minha casa pegar um casaco, vejo o Amim correndo, como tomei calmante, achava que era coisa da minha cabeça, quando / Paulão gritou! David David olha o Amim, nao acreditei, comecei a gritar como um louco, seu escroto, como você faz isso, ele CAGOU pra mim / Antes a @AraujoVivianne me ligou aos prantos pra saber se era verdade o que tinha ouvido, falei que era, meu telefone nao parou de tocar / Postei no Tweet pra pararem de ligar pra confirmar / Fim da história, pra mim O AMIM KHADER MORREU PRA MIM, querer ser noticia com uma palhaçada dessa e usando um amigo É DEMAIS NÉ? / MEU DEUS!!! pensava que gente com este caráter so existia em novela. QUERIDOS SEGUIDORES PODE ACREDITAR, O AMIM CRIOU ESTA FARSA E EU CAI!"


Após esse desabafo, Amin apareceu no programa Cidade Alerta, relançado recentemente com o apresentador José Luis Datena, para esclarecer o boato de sua morte, esbanjando alegria e brincando com a própria situação, perguntando se, quando ele morrer mesmo, as pessoas iriam acreditar nesta notícia e ainda disse, com seu lado humorístico, que "está curtindo em cima de uma situação que eu achei completamente errada".



Se este boato foi disseminado para benefício do próprio apresentador ou por apenas uma brincadeira, é muito difícil julgar. Porém, o que fica de lição aos comunicadores é que qualquer informação, por mais chocante ou impactante que seja, precisa ser checada quantas vezes for preciso, para que esta tenha credibilidade perante os públicos pois, a curto prazo no mínimo, a imagem de Amin Khader, David Brazil e do jornalismo da Record estão num nível de grande desconfiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário