segunda-feira, 6 de junho de 2011

Da Internet para a televisão - Webcelebridades e seus (mais de) 15 minutos de fama

Nos últimos anos, o predomínio da televisão no quesito audiência foi, de uma certa maneira, reduzido, dando lugar a um maior tempo de conectividade a Internet. Para evitar um possível "êxodo televisivo" e desenvolver uma nova maneira de interligar estas duas mídias, sem detrimento de nenhuma dessas, processos de convergência são idealizados, como mostra o artigo A convergência de mídias potencializada pela mobilidade e um novo processo de pensamento, escrito por Eduardo Campos Pellanda (2003, p. 05):

"Torna-se importante ressaltar que embora a mídia que trasmita o vídeo não seja a TV e o áudio não seja o rádio, a linguagem destes meios estará presente nos ambientes convergentes. Foram estes meios que esgotaram as possibilidades de uso de suas formas de transmissão. Para se transmitir um evento em rádio os profissionais deste meio sempre souberam usar artifícios e desenvolveram formas de o ouvinte imaginar o que esta acontecendo. Em um ambiente de convergência digital cada uma das linguagens desenvolvidas ao longo dos últimos anos pela TV, rádio e jornal estão presentes para proporcionar ao receptor uma experiência rica em detalhes e interações. Seguindo um caminho natural é possível vislumbrar o nascimento de uma nova linguagem resultante desta fusão de mídias tradicionais."

Um exemplo desta convergência cada vez mais frequente entre a Internet e outros meios de comunicação, mais especificamente a televisão, é o quadro Famosos da Internet, pertencente ao programa Eliana, veiculado pelo SBT. O objetivo da atração é mostrar, no palco do programa, os protagonistas (pode-se chamar de webcelebridades) dos vídeos mais acessados no canal Youtube explicando como aconteceram as gravações e como reagiram à repercussão obtida na Web.

Por falar na repercussão, pode-se dizer, numa primeira vertente, que existem gravações colocadas despretenciosamente na Internet, apenas para serem vistas, na teoria, por amigos e familiares; porém, em algumas situações, o número de acessos e o resultado final da "webexposição" daquelas cenas extrapolam todas as intenções dos autores dos vídeos em questão. Como exemplo, retirado do quadro do programa exibido no dia 22 de maio de 2011, tem-se o video intitulado "Tá Lokona", gravado na cidade de Jaú/SP; um susto idealizado por Danielle que vitimou seu namorado Rogério, e que obteve mais de 3 milhões de acessos, um resultado inesperado na visão do casal.



Outros vídeos são, mesmo que de maneira não estratégica, postados com a intenção de contabilizar milhares de acessos. Este caso que será retratado a seguir é especialmente interessante porque realiza dois caminhos de ida e volta entre televisão e Internet. Em outubro de 2010, o programa Comédia MTV mostrou a música Forró do Twitter, interpretada pelo humorista Marcelo Adnet, que obteve grande sucesso devido à criativa utilização de inferências desta rede social destacadas num gênero musical tipicamente brasileiro, que é o forró.

No Carnaval de 2011, o cearense Bruno Costta se utilizou desta música para gravar um clipe menos profissional mas, na visão de mais de 18000 visualizações, sem perder tanto a criatividade. E o segundo caminho entre Internet e televisão se cumpriu com a aparição do internauta no encerramento do programa Eliana, também do dia 22 de maio.



Pode-se concluir, através deste case, que a convergência entre Internet e televisão é uma grande alternativa para que nenhuma das partes, principalmente a televisão, seja prejudicada em se tratando de audiência. As duas mídias saem ganhando: a Internet, por conta da repercussão maior de seus conteúdos pela televisão a muitas pessoas que ainda não possuem acesso a ela, e a televisão, que se utiliza da Web como aliada, não como adversária.

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