quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Luz, câmera, ação! - Social Movie como estratégia de comunicação

Por Maíra Masiero

Quando se assiste a um filme ou seriado, em tempos não tão distantes, era possível imaginar uma estrutura fechada pelos autores e diretores, sem intervenção alguma do público no desenrolar da produção e da história em si. Porém, o conceito de "filme social" (Social Movie) tenta mudar este paradigma pois, com o auxílio de componentes de redes sociais, há grande interatividade desde a produção, a montagem até a execução de vídeos.

Para se ter uma ideia, um dos prêmios do Festival de Cannes (mais precisamente o Grand Prix de Cyber) coroou essa iniciativa: as empresas Intel e Toshiba, entre 2011 e 2012, criaram o filme social The Beauty Inside, que, segundo os autores, seria uma trama de amor incompreendido, de uma pessoa que acorda a cada dia com um rosto diferente. A seguir, está o vídeo do primeiro episódio da série (em inglês):



A ideia tornou-se uma série com seis episódios e os filmes, rodados em Los Angeles, traziam espaços em branco preenchidos pelos internautas, que participariam ativamente da trama. O resultado: as vendas dos produtos das marcas subiram consideravelmente no mês de exibição da série e, além do prêmio em Cannes, o projeto também ganhou, em 2013, o Prêmio Emmy Awards Daytime. 

Um exemplo mais recente ainda da utilização do Social Movie como ação comunicativa está vinculado à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), considerado um dos maiores eventos católicos do mundo, que ocorreu no final do mês de julho, na cidade do Rio de Janeiro, com a visita do Papa Francisco, a primeira viagem internacional do novo pontífice eleito há menos de cinco meses.



Segundo o site oficial da iniciativa (feita numa parceria entre a Aleteia, uma rede mundial católica de compartilhamento de recursos mantida pela Fundação para a Evangelização através da Mídia – e a Comissão Organizadora do evento), a ideia é realizar um filme sobre a JMJ, recolhendo os vídeos enviados pelos peregrinos, a fim de propiciar, aos que foram ou não ao evento, uma visão panorâmica deste momento único na história da comunidade católica.

Os vídeos precisam ser enviados até o dia 10 de agosto e não devem ter mais do que 90 segundos e deverão seguir as condições e os termos de uso previstos. As melhores publicações integrarão o longa-metragem The Social Movie Rio2013 e, para facilitar o envio e a edição, são disponibilizadas duas divisões de tópicos: a primeira segundo os vários momentos da JMJ (preparação, noite antes da partida, a viagem, os encontros, as catequeses, a Vigília com o Papa, a Missa de envio, etc.) e a segunda conforme o espírito do vídeo (amizade, amor, alegria, descobertas, dentre outros).

Há também um canal oficial da ação no Youtube, em que se pode observar os vídeos que já foram inseridos na plataforma, e as narrações também podem ser enviadas pela rede social Pope2You.net, um serviço relacionado ao Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais. O longa final da iniciativa será mostrado antes do final deste ano, em eventos públicos nos vários continentes.

Isto mostra que o Social Movie pode se tornar um grande atrativo para empresas e instituições, que relatam experiências e permitem uma aproximação maior com o público.

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