Por Maíra Masiero
Filosoficamente, todo dia de vida é propício para se comemorar o dom da vida. Em termos de mercado, todo tempo é tempo para melhorar os lucros da empresa e promover a imagem desta por todas as mídias, utilizando-se dos vários recursos oferecidos pela tecnologia e pelo avanço midiático.
O que acontece, muitas vezes, é que os profissionais que cuidam da comunicação da empresa (por exemplo, das redes sociais) aproveitam das datas internacionalmente conhecidas ou de situações atuais de grande repercussão para promover ainda mais seus produtos e serviços de modo mais divertido e inovador, provando que há uma atenção maior voltada para a atualidade, sem perder o timing das ocasiões.
Portanto, estes são os chamados posts de oportunidade, recorrentes em todas as plataformas, mas que se destacam na esfera on-line por conta da velocidade com que as informações se tornam conhecidas e que se espalham.
Há vários tipos de posts desta natureza, e é um desafio elencá-los, devido à versatilidade das ações. Um deles, mais simples de ser descrito, é o que se relaciona com as datas comemorativas (Natal, Páscoa, Ano Novo, Carnaval, Dia dos Pais, das Mães, das Crianças, aniversário da empresa, entre outros), acontecendo sistematicamente todo ano. Geralmente, a lembrança é revestida de figuras características e de situações quase que sempre já esperadas e programadas pelo contexto da data e por experiências anteriores.
Como exemplo prático, tem-se, ao lado, uma postagem feita na fanpage da empresa Unilever em comemoração ao Dia dos Pais, ocorrido no dia 11 de agosto último. É uma homenagem simples, pela montagem de fotos de pais e filhos, mas foi uma forma de não deixar a comemoração passar em branco, mesmo o horário da postagem da foto sendo tarde (às 22h00), talvez por conta do acesso reduzido de internautas durante o domingo.
Outro tipo de postagem de oportunidades, diferente do primeiro, não possui um momento certo para acontecer, e precisa muito mais da capacidade do comunicólogo em assimilar a informação rapidamente e transformá-la em conteúdo, de modo ético e estratégico, seja em acontecimentos trágicos ou em promoções de virais nascidos das próprias redes sociais.
Um caso recente aconteceu em julho de 2013, quando Giovanna Ferrarezi, uma blogueira da revista Capricho, publicou no seu Facebook uma reclamação acerca do tratamento dado a ela numa balada, porque nem o fato de ser "blogueira da Capricho" ajudou a "olhar" o local sem entrar na fila.
A atitude foi considerada uma forma do tão falado "jeitinho brasileiro" e transformou a garota no assunto do momento, e é nessa situação que os posts de oportunidade apareceram, principalmente no Twitter, como no perfil da revista Atrevida (do mesmo segmento) que aproveitou para divulgar uma matéria. Ou seja, a imagem da blogueira, pelo menos temporariamente, foi prejudicada por essa situação e a revista rival conseguiu se aproveitar da situação de forma discreta, mas rapidamente percebida pelos leitores.
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