quinta-feira, 18 de abril de 2013

Publicidade, música e harmonia - As mil faces do LipDub como meio de divulgação

Por Maíra Masiero

A cada momento, surgem novas formas de tornar uma ideia ou um produto conhecido no mercado. Diante de um terreno tão competitivo (como, no caso desse post, a Internet), é necessário lapidar elementos e técnicas inovadoras para se destacar diante de outras situações.

É o caso do LipDub (pode também ser escrito separado), que combina sincronização labial e dublagem para a gravação de um clipe musical. O termo foi criado por Jakob Lodwick  (co-fundador do Vimeo), em dezembro de 2006, num vídeo publicado por ele mesmo. No ano seguinte, o executivo realiza o vídeo LipDub - Flagpole Sitta by Harvey Danger nos escritórios da empresa em que trabalhava, gerando muitas respostas em todo o mundo. E, em junho de 2008, universitários alemães realizam o primeiro LipDub na faculdade

Uma curiosidade interessante sobre o LipDub é que, mesmo com a criação do termo em 2006, ele é colocado "em prática" pela primeira vez dez anos antes, no clipe da música "Wannabe", interpretada pela girl band Spice Girls, e realizado por Jhoan Camitz. Realmente, o vídeo contém todas as características que o LipDub precisa para ser realizado, conforme será visto a seguir.


Victor Alex, no artigo LipDub – Um meio diferente de divulgação, mostra alguns aspectos importantes que devem ser considerados para se realizar essa nova técnica de forma eficaz:

"1) Ele [o vídeo] deve ser gravado num plano sequência, ou seja, sem cortes.
2) A escolha da trilha sonora deve ser a alma do LipDub, pois uma trilha bem escolhida proporcionará uma “brincadeira” maior com a letra e cenografia bem como figurino das pessoas que estarão participando das filmagens;
3) O local de gravação também deve ser escolhido com cuidado para que a camera possa passar por labirintos, subir e descer escadas, e por que não, até mergulhar numa piscina (...);
4) O que vai deixar o LipDub bacana é a espontaneidade, a curtição dos personagens, as brincadeiras e a liberdade de fazer o que deu vontade no momento da música, bem como traduzir a letra da música através de fantasisa (sic), gestos e ações."

Podem ser vistos muitos exemplos do uso dessa técnica na divulgação institucional (ou informal) de empresas (por exemplo, a farmacêutica espanhola MSD), músicas (como a "Oração", da Banda Mais Bonita da Cidade) e cursos universitários, como o da PUC-PR, da Faculdade do Quebec, em Montreal, e a ESAMC de Piracicaba.

Um dos mais conhecidos, midiaticamente falando, foi uma promoção realizada pelo programa Domingo Legal (SBT), entre outubro e dezembro de 2012, envolvendo a novela Carrossel e várias escolas que participaram, gravando um LipDub de uma das músicas da trilha sonora da trama, nos ambientes da própria escola. A seguir, está o clipe do Instituto Madre Mazzarello, localizado na zona norte de São Paulo, que venceu o concurso, levando o troféu e 20 notebooks para a instituição.



Existe, no Brasil, um site específico que remete ao Festival LipDub Brasil (realizado em 2012), patrocinado pela Coca Cola e apoiado pela MTV (dentre outras empresas), em que equipes de alunos matriculados em instituições de ensino superior realizavam LipDubs nos campi e concorriam a vários prêmios, dentre eles uma viagem para Barcelona.

Para encerrar este post, nada melhor do que um LipDub mundialmente conhecido e que serve de inspiração e incentivo aos namorados: o considerado "melhor pedido de casamento do mundo", com mais de 19 milhões de visualizações no Youtube, e com muitas releituras, inclusive no Brasil.

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